Levantamento da Secretaria de Saúde mostra a importância das medidas de restrição para evitar o contágio em massa. Cidade tem 162 casos confirmados de Covid-19

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, dia 17, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou estudos técnicos sobre o combate a Covid-19, o Novo Coronavírus. Na apresentação, foram mostrados dados sobre o isolamento social e a restrição de aglomerações para evitar o contágio em massa da população. De acordo com o estudo, a cidade poderia ter hoje 5.553 casos de contaminação por coronavírus.

Participaram da coletiva o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene de Paula; e o médico infectologista da SMS, Eduardo Ulloa.

Até a última atualização, feita na quinta-feira, dia 16, Volta Redonda tinha 162 casos confirmados; sete óbitos confirmados, sendo que outras três mortes suspeitas. Além disso, o município tinha ainda 775 casos suspeitos, aguardando resultado de exames.

“Esse estudo demonstra a importância do isolamento social para evitar o contágio em massa. Sem qualquer tipo de restrição teríamos 5.533 casos. Volta Redonda é uma cidade central, que recebe pessoas de outros municípios pela rede de saúde referência e pelo comércio. Uma pessoa contaminada, por exemplo assintomática, poderia contaminar outras e assim por diante”, disse Milene de Paula, coordenadora de Vigilância em Saúde.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou ainda que a estrutura de saúde da cidade está aumentando a capacidade de leitos para receber pacientes da Covid-19. “Lembro que estamos com quatro unidades básicas funcionando até às 22 horas referenciadas para suspeitas de coronavírus. Isso evita o contágio em unidades de emergências. Estamos monitorando todos os casos, acompanhando a quarentena e evolução dos sintomas. Também lembro que o município, além dos leitos atuais, está abrindo o Hospital de Campanha e ampliando leitos nos hospitais do Idoso e Santa Margarida”, disse Alfredo Peixoto.

Já o prefeito Samuca Silva lembra que Volta Redonda é a terceira cidade do estado com mais contaminados e a primeira em proporção infectado/população. “Por isso seguimos pedindo para quem puder que fique em casa. O mundo nos ensina que o isolamento social é o melhor remédio nesse momento para evitar o contágio em massa”, destacou o prefeito.

Por Secom VR – com fotos de Gabriel Borges