Aulas estão sendo ministradas online durante período de pandemia

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), retomou nesta semana as aulas do Ciclo de Capacitação para o Turismo, que visa capacitar mais de 70 pessoas, dentre elas, guias, artesãos, hoteleiros e outros, além de moradores que se inscreveram interessados pela história da cidade.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o ensino está sendo ministrado na modalidade à distância. Iniciada em abril, a capacitação começou com a aula História de Volta Redonda.

“Tivemos três aulas e logo veio a pandemia e, com ela, a necessidade de interromper, respeitando a adaptação dos estudantes à nova rotina. Acompanhando as práticas adotadas pelas instituições de ensino, começamos a nos organizar para ofertar o curso online”, explicou a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, lembrou que o setor de turismo foi um dos mais afetados nesse período de pandemia.

“Nosso intuito é promover diversas ações que auxiliem o turismo de nossa cidade e da região, com produtividade. Assim como na educação, estamos investindo no ensino online e a ideia é dar continuidade a outros cursos dessa forma”, disse Loureiro.

O Ciclo de Capacitação para o Turismo conta com aulas sobre as fazendas históricas e cidade operária e núcleos originais, ministradas pelo professor de história Anderson Couto, também chefe de gabinete da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que irá certificar os participantes.

Os alunos matriculados no curso devem acessar o link http://ead.voltaredonda.rj.gov.br/course/view.php?id=14, e verificar seus e-mails para ter informações sobre os procedimentos para entrar na plataforma. Ainda de acordo com a SMDET, será criada uma lista de espera para quem quiser participar de uma próxima edição do ciclo de capacitação. Os interessados podem se cadastrar pelo endereço https://www.even3.com.br/capaciturhistoriavr_2ed.

“Mesmo com a pandemia, estamos trabalhando para que as atividades e os serviços da prefeitura continuem. Nosso município é estratégico para o turismo da região e todas as ações que ajudem o setor são importantes nesse momento”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Secom VR.