Capacitação para construção de políticas públicas sobre o tema conta com a participação de 150 pessoas de 21 municípios do país

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), oferece o Projeto de Capacitação para Construção de Políticas Públicas de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas por meio de plataforma digital. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de construção destas políticas públicas de forma segura durante a pandemia da Covid-19.

O curso online, iniciado no fim do mês passado com término previsto para novembro, é sobre práticas de prevenção e tratamento do uso de álcool, drogas, tabaco e outras compulsões. As aulas são ministradas aos sábados e voltadas principalmente para líderes comunitários e religiosos, membros de conselhos, gestores da educação, da assistência, da saúde, do esporte e estudantes.

De acordo com o coordenador de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, Ricardo Cunha, o curso faz parte do programa de capacitação técnica da CMPD, que oportuniza acesso à compreensão, à discussão científica do fenômeno do consumo de álcool e outras drogas e incentiva habilidades de coordenar e organizar programas, projetos, campanhas efetivas e sistemáticas de prevenção nos diversos dispositivos da rede e na comunidade em geral.

“Com a pandemia da Covid-19, a CMPD procurou se reinventar. Isso se fez ainda mais necessário porque, segundo pesquisas, o uso destas substâncias aumentou devido ao isolamento e a saúde mental afetada com toda essa situação. Então nossos serviços não podem parar”, afirmou Ricardo.

O prefeito Samuca Silva lembra que, apesar da prevenção do contágio pelo novo coronavírus e a assistência aos pacientes com Covid-19 serem o foco do poder público neste período de pandemia, o cidadão tem direito ao acesso ao serviço público. “Nós tivemos que nos adaptar para continuar oferecendo os serviços. Exemplos desse esforço para atender à população são a plataforma digital para a Educação; o canal de cultura, a SMCTV, e de esporte e lazer, SmelTV; criamos o Compras VR; e ainda contamos com o aplicativo Fiscaliza VR, lançado antes mesmo da pandemia”, citou Samuca.

As inscrições para o curso da CMPD ficaram abertas de 9 até 19 de junho e as 150 vagas disponíveis para o curso foram preenchidas. Volta Redonda tem 97 inscritos, representando 54 comunidades do município. Mas há participantes também das cidades da região Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Porto Real, Rio Claro e Valença; além de Belford Roxo, Conceição de Macabu, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Rio das Ostras, São João do Meriti e a capital do Rio de Janeiro; Passa Vinte, Minas Gerais; Ilha Bela, São Paulo; e do estado do Paraná.

Neste sábado, dia 11, o tema abordado será “Prazer e Desprazer e Uso de Drogas”. Já foram tratados o “Histórico do uso das drogas na humanidade”; Conceitos sobre drogas. O que são as drogas? O uso de drogas no Brasil. As relações com as drogas e as diferentes abordagens. Uso de drogas durante a pandemia da Covid-19. E ainda serão estudados tipos de compulsões; práticas de prevenção; redes sociais e prevenção do uso de drogas; e a construção de projetos de prevenção do uso de álcool e outras drogas no esporte, na religião, na comunidade, na escola, no trabalho, na saúde e em outros ambientes.

Os módulos finais tratam de “Direitos Humanos e SUS”, a população em situação de rua e uso de drogas; a continuidade do cuidado aos usuários de álcool e outras drogas no contexto das Redes de Atenção à Saúde (Atenção Primária à Saúde, CAPS ad); redução de danos e comunidades terapêuticas; e a família e o uso de drogas: codependência e cegueira familiar.

Os dinamizadores do curso são Ricardo Cunha, que é psicólogo; o secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Ailton Carvalho, formado em serviço social; o diretor da Fundação Beatriz Gama (FBG), o psicólogo Alexandre Martins; a psicóloga Eloa Nogueira de Souza, que atua na CMPD como responsável pela interface com a saúde pública; e a profissional de Educação Física, Mônica Cândido, que é coordenadora de Projetos de Prevenção da CMPD.

Secom/VR