Guarda Municipal vai atuar nas vias públicas em campanha de conscientização; shoppings também vão aumentar medidas de prevenção à doença

A Prefeitura de Volta Redonda vai intensificar a fiscalização das medidas de combate à Covid-19 nas ruas através da “Patrulha pela Vida”. Entre outras coisas, a campanha de conscientização solicitará à população o uso de máscara, higienização das mãos e buscará ainda coibir aglomerações, bem como respeito aos itens de prevenção ao vírus constante nos decretos em vigor. A ação contará principalmente com o apoio da Guarda Municipal (GMVR).

Para isso, foi realizada nessa quarta-feira, dia 06, uma capacitação com 70 guardas municipais, que receberam informações de como orientar a população e os estabelecimentos quanto ao cumprimento do novo decreto com medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O curso, que foi coordenado pela psicóloga Marcilea Dias de Sá Paiva Lima, por meio de uma plataforma digital, contou com três momentos: setor de educação e abordagem; vigilância e inspeção sanitária; e vigilância epidemiológica, que abordou sobre os fatores de risco de aglomerações. O comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis, destacou a capacitação e elogiou a Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa.

– É importante essa fiscalização nas ruas, onde iremos solicitar à população o uso de máscaras, tanto na via pública quanto dentro dos estabelecimentos, que já é obrigatório. Nossa intenção é conscientizar os moradores sobre as medidas de prevenção, mantendo o alerta em relação ao novo coronavírus – disse.

Através do novo decreto 16.517, foi estabelecido o aumento da fiscalização também dentro dos shoppings centers. Durante a assinatura do documento, estiveram presentes os representantes dos três shoppings de Volta Redonda, que demonstraram apoio às medidas e se comprometeram em intensificar o monitoramento.

O gerente geral do Sider Shopping, Tiago Gama, comentou que desde a reabertura comercial, a empresa adotou protocolos de prevenção a Covid-19, como aferição da temperatura em todas as entradas e a disponibilização de álcool 70% tanto na entrada quanto na parte interna do local.

– Vamos continuar com as medidas e intensificar os protocolos de combate à doença para evitar o contágio. Em todas as entradas do shopping é aferida a temperatura dos clientes, o uso de máscara é obrigatório, e também ofertamos álcool 70% nas entradas e, além disso, há mais de 30 pontos de suporte para higienizar as mãos. E sempre monitoramos a quantidade de clientes para evitarmos as aglomerações, nos colocamos à disposição da Prefeitura para trabalharmos juntos nas campanhas de conscientização – comentou.

O superintendente do Shopping Park Sul, Alfredo Zanotta, falou que as medidas de prevenção e conscientização da Covid-19 também vão ser intensificadas no estabelecimento. “Vamos buscar ser parceiros de todas as iniciativas que forem para preservação da saúde e da vida”, disse.

Foto: Franciele Bueno/PMVR