Unidades básicas estarão abertas neste sábado, dia 19, para vacinar crianças contra o Sarampo e atender mulheres no Outubro Rosa

Volta Redonda estará com todas as 46 unidades da Atenção Básica abertas neste sábado, dia 19, das 8h às 17h, para o Dia D de prevenção à saúde. O atendimento será exclusivo para a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos e para ações do Outubro Rosa. As unidades vão oferecer coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, além de exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, investir em ações de prevenção é um importante passo para cuidar da saúde da população. “O funcionamento das unidades básicas no sábado facilita o acesso da população às ações. As mulheres que trabalham durante a semana devem comparecer às UBSFs para colocar os exames em dia e os pais também devem aproveitar o dia de folga para vacinar seus filhos”, aconselhou Samuca.

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia importante para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus pelo país. A primeira fase da intensificação, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai até o dia 25 de outubro (sexta-feira). E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças. “Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região”, afirmou, lembrando que os responsáveis devem levar o Cartão Vacinal e o Cartão SUS das crianças para garantir a vacinação.

OUTUBRO ROSA – Além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, o sábado, dia 19, também será de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também farão coleta de preventivo e exame das mamas e receberão solicitação para mamografia.

O Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira, também está funcionando nos sábados de outubro para a realização de 60 mamografias por fim de semana. Neste sábado, as mulheres que forem fazer o exame vão contar com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas.

“Convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Para isso, intensificamos a oferta de exames no mês para o público alvo da campanha”, afirmou Alfredo Peixoto.

Por Renata Borges – Secom/VR