Os trabalhos ficarão expostos durante o fim de semana no Piso S, no Sider Shopping

Com o tema ‘Respeito, afeto e equidade - porque todo aluno é capaz de aprender’, a II Exposição da Educação Especial da Rede Municipal de Volta Redonda vai começar nesta sexta-feira, dia 18. Os trabalhos artísticos dos alunos da Educação Especial ficarão expostos para a população durante todo o fim de semana, no Piso S, no Sider Shopping. Este ano o evento conta com uma novidade: a apresentação das Salas de Recursos Multifuncionais, que são desenvolvidas em 12 unidades escolas municipais. São ambientes dotados de equipamentos, mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado e que atendem aos alunos com deficiência intelectual, física e múltiplas deficiências.

“É uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão e da SME em promover a socialização e a valorização dos alunos e professores da Educação Especial. A exposição vai motivar os alunos a seguirem sempre em frente, mesmo com as dificuldades. Precisamos promover sempre políticas públicas voltadas ao acolhimento e à inclusão, fundamentais neste processo”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Os trabalhos expostos na mostra são das escolas Doutor Hilton Rocha, Professora Dayse Mansur da Costa Lima e o SEMEIA - Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Chicarino Aguiar. A secretária de Educação, Rita Andrade, falou da importância da exposição e do atendimento realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais.

“Apresentar para a população o que a Educação Especial realiza é muito importante. Ela trabalha diversas atividades cognitivas com os alunos. Muitos deles desenvolvem trabalhos artísticos graças a esses incentivos vindos dos professores. Além dessas atividades, contamos com Salas de Recursos Multifuncionais, atendendo alunos no contraturno da escolarização e visando desenvolver as habilidades para complementar ou suplementar o processo de aprendizagem”, declarou.

A mostra vai ficar disponível para visitação diariamente das 9h às 21h, no Piso S, no Sider Shopping. Na sexta-feira, dia 18, ao meio dia, os alunos da Escola Municipal Doutor Hilton Rocha irão realizar uma apresentação musical. Para Taís Machado, chefe da Seção da Educação Especial da SME, compartilhar os trabalhos é muito significativo para os alunos.

“A exposição ‘Respeito, afeto e equidade - porque todo aluno é capaz e aprender’ foi preparada com muito cuidado e carinho pelas Equipes das Escolas Especializadas e Salas de Recursos envolvidas, com o apoio da Seção de Educação Especial da SME. Desejamos compartilhar com todos o trabalho em que acreditamos e o objetivo: para que cada aluno desenvolva ao máximo seu potencial de aprendizagem e habilidades sociais”, finalizou.

Por Maria Clara Sales – Secom VR