Unidades básicas ficaram abertas neste sábado, dia 19, para vacinar crianças contra o Sarampo e atender mulheres com ações pelo Outubro Rosa

 

Volta Redonda esteve com todas as 46 unidades da Atenção Básica abertas neste sábado, dia 19, das 8h às 17h, para o Dia D de prevenção à saúde. O atendimento foi para a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de ações do Outubro Rosa. As unidades ofereceram coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e, ainda, exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.

 

O prefeito do município, Samuca Silva, destaca que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante o dia todo, facilita o acesso da população. “Estamos oferecendo total apoio à campanha de vacinação para que Volta Redonda cumpra a meta do Ministério da Saúde. É importante que as crianças tomem a vacina e as mulheres realizem exames preventivos. Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda, abertas no sábado”, disse o prefeito. 

 

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia importante para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus pelo país. A primeira fase da intensificação, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai até o dia 25 de outubro (sexta-feira). E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

 

A mãe da pequena Rayssa de Souza, de apenas um ano, Daniele Aparecida de Souza, levou a filha para tomar a vacina na unidade de saúde do bairro Jardim Paraíba. “É muito importante imunizar as crianças desde cedo. Eu aproveitei o dia e trouxe a Rayssa para colocar o cartão vacinal dela em dia”, contou. 

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, afirma que, para interromper a circulação do vírus, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. “Para garantir a vacinação, é necessário que os pais apresentem o cartão vacinal e o cartão SUS da criança”, alertou, acrescentando que a estimativa foi de vacinar 5 mil crianças neste sábado em todo o município. 

 

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças. “Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região”, afirmou. 

OUTUBRO ROSA 

 

Além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, o sábado, dia 19, também foi de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também fizeram coleta de preventivo e exame das mamas e receberam solicitação para mamografia.

 

Neste sábado, as mulheres que foram fazer o exame, na Policlínica da Mulher, contaram com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas. A recepcionista Carli Lacerda, disse que todo o atendimento é excelente. “É lindo ver esse trabalho sendo realizado. Sei que é importante, pois recentemente perdi uma amiga vítima de câncer e promover ações para que as mulheres evitem essa doença é muito legal. Estão todos de parabéns”, contou. 

 

Quem também esteve no local e ficou satisfeita foi a psicóloga Dina Arrais, que lembrou que a prevenção faz parte de uma boa saúde para a mulher. “Desde o atendimento na recepção até a consulta com a médica, tudo está sendo feito da melhor forma para atender as mulheres e fazer nos sentirmos à vontade”, acrescentou. 

 

“Convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Para isso, intensificamos a oferta de exames no mês para o público alvo da campanha”, finalizou o secretário Alfredo. 

 

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR 
Pin It