Edição mensal comemora o Dia do Poeta e Semana Nacional do Livro

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda (SMC) realizou, nesta quarta-feira, dia 30, a 10ª edição da Feira Troque Livros, que atrai estudantes das escolas públicas e particulares, leitores e frequentadores da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Os participantes podem trocar livros didáticos, de literatura nacional e estrangeira, poesias, contos, suspense e gibis. Os livros trocados são disponibilizados como novas opções de leitura, já os que são doados, podem complementar o acervo público para empréstimos, caso não façam parte do acervo.

Nesta edição, a feira homenageia poetas locais e regionais na Semana Nacional do Livro e vai até quinta-feira, dia 31, às 12 horas. Há livros disponíveis para troca de Affonso Romano Sant´Anna, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Orígenes Lessa, Sérgio Gama Bentes, Tristão José Macedo, entre outros.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, comentou a importância do evento como incentivo à leitura. “A Feira vem fomentar o gosto pela leitura, ocupando um espaço importante dentro da própria Biblioteca Municipal como atividade mensal. É a oportunidade que a pessoa tem para tirar um livro sem uso na estante e fazer a permuta por outro do seu interesse”, explicou Aline.

A estudante  Amanda Moutinho, 16 anos, aluna do Ensino Médio no Colégio Professora Delce Horta Delgado, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu gosto do escritor de terror e suspense Edgard Alan Poe e acho incrível esta Feira de Troca de Livros. Amanhã vou trazer outros para a troca”, disse a estudante.

O evento também conta com um painel de poesias na Feira presta homenagem aos autores Regina Vilarinhos, José Huguenin e Leonor Vieira Mota.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves, Secom