Segundo dados do Ministério da Economia, município criou uma média de 16 vagas por dia nos últimos 12 meses, com saldo de 4500 empregos gerados

 

Admitida recentemente como auxiliar administrativo em um colégio do bairro Aterrado, em Volta Redonda, Bruna Cassin, de 26 anos, moradora do Aero Clube, está comemorando o retorno ao mercado de trabalho após cinco meses de procura. A tão sonhada vaga veio após cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que funciona no Na Hora, no bairro Retiro.

 

“Depois de dois anos de intercâmbio na Austrália, retornei e enviei currículos para várias empresas, mas não conseguia. Fui acompanhar minha mãe e meu namorado ao Sine e me informaram que havia uma entrevista acontecendo. Participei e, após todo o processo, conquistei a vaga. Era o que eu mais queria, ter uma estabilidade financeira. Agora, quero crescer dentro da empresa”, contou Bruna, que, graças ao novo emprego, poderá retomar os estudos no curso de Serviço Social.

 

Assim como Bruna, muitos moradores de Volta Redonda estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho, conforme apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged). O recente balanço divulgado pelo Ministério da Economia referente aos últimos 12 meses (outubro de 2018 a setembro de 2019) mostra 4.527 vagas de saldo positivo no município. A cidade é líder na geração de empregos no estado. O município de São João da Barra ficou em 2º lugar (3.579 vagas de saldo).

 

De janeiro a setembro deste ano, Volta Redonda também manteve a liderança. O consolidado mostra que a cidade teve saldo de 3.839 vagas criadas. O balanço entre o total de admissões e desligamentos referentes ao mês de setembro também é positivo para Volta Redonda: 325 vagas.

 

“São praticamente 16 vagas criadas por dia nesses últimos 12 meses. Isso só está sendo possível graças ao trabalho que desenvolvemos e que atrai empresas para nossa cidade, além de ampliar a oferta das que já estão aqui. Esse é o caminho para vencermos a crise, desenvolvendo a economia, melhorando o ambiente de negócios, gerando emprego e renda para a população”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

Neste trabalho desenvolvido para que os números sejam positivos e melhorem a economia da cidade constam ações e medidas como a melhora no ambiente de negócios, a implantação do Alvará Fácil, projetos de inovação e transparência, regularização de ambulantes, Rua de Compras, retorno do diálogo com a CSN, Tarifa Comercial Zero (que já opera com duas linhas), entre outros.

 

Para seguir nessa trajetória de gerar mais oportunidades para a população de Volta Redonda, a cidade terá, em breve, a implantação do Polo Metalmecânico, que teve os incentivos assinados pelo Governo do Estado no início do mês. A previsão é de que, até o final do ano que vem, sete novas empresas da cadeia siderúrgica já estejam operando, gerando mais de 3500 empregos diretos.

 

Por Raphael Martiniano. / Secom VR
Pin It