Parceria com o Governo do Estado vai criar o primeiro Núcleo Esportivo Robson Caetano para atender cerca de 250 crianças

A Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro estão alinhando uma parceria de interesse social e esportivo, que busca alavancar o esporte no município. O uso das pistas da Arena Esportiva para o lançamento do primeiro Núcleo Esportivo Robson Caetano no estado foi um dos assuntos na reunião de trabalho entre a Secretaria Estadual de Esporte e as secretarias de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, no final da tarde desta quinta-feira, dia 07.

O governo estadual foi representado neste encontro pela superintendente de esporte, lazer e eventos da Secretaria Estadual de Esporte, Eliane Valle. “O governador tem uma relação muito próxima do prefeito de Volta Redonda e queremos ficar mais próximos de Volta Redonda”, justificou Eliane Valle.

O objetivo, entre outros, segundo a superintendente, é preparar uma aula inaugural para o lançamento do núcleo na cidade, que deverá atender entre 200 e 250 crianças e adolescentes, dos nove aos 17 anos. Esse deve ser o primeiro passo para parcerias em novos projetos na área do esporte.

“O ex-atleta e campeão olímpico, Robson Caetano, está motivado em comparecer a cidade para este trabalho e apresentar a aula inaugural em novembro, com a possibilidade do primeiro Núcleo do estado ser lançado em dezembro, com o uso das pistas da Arena Esportiva de Volta Redonda”, informou Eliane.

Ela acrescentou que toda a estrutura funcional do projeto será financiada pelo governo estadual, ficando a prefeitura responsável pelas questões operacionais e administrativas. “A gestão do projeto caberá à Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria de Esporte e Lazer. O estado ficará responsável em ceder o material esportivo necessário, como os obstáculos, o uniforme, pagar os professores. O governo quer a proximidade com os municípios e tem uma atenção especial de Volta Redonda para receber os projetos esportivos e sociais”, frisou.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, considerou o encontro muito produtivo para parcerias esportivas. “É importante os convênios, as parcerias, para ajudar as crianças, incentivar e fomentar o esporte no município. Nós já temos 44 crianças treinando nas pistas da Arena e este apoio será importante para ampliar esse atendimento. Teremos um salto muito grande no esporte, porque o atletismo é a base para formar talentos. A parceria com o Estado vai potencializar ainda mais as ações que a Smel vem desenvolvendo”, enfatizou Maria Paula.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, comentou o resultado da reunião com a representante do governo estadual, avaliando como positivas as parcerias nos projetos com o município. “Este é um grande passo para uma parceria de sucesso. As pastas de esporte e turismo devem caminhar juntas, pois assim conseguiremos fomentar o desenvolvimento da cidade de Volta Redonda”, disse Rogério.

Por Afonso Gonçalves com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR