Via é a primeira etapa da construção do terceiro parque natural da cidade

O município de Volta Redonda ganhará em breve o Parque Natural Municipal Volta Redonda, próximo ao quilômetro 2 da Rodovia dos Metalúrgicos. E nesta terça-feira, dia 10, foi dado o primeiro passo para a implantação do projeto, com a inauguração da Avenida Reserva Natural, que ligará o parque à rodovia.

“Será uma área verde totalmente estruturada para visitação e lazer. Volta Redonda está se desenvolvendo economicamente e ecologicamente, criando espaços que valorizam a integração entre o meio ambiente e a população”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, do porta-voz da prefeitura e representante do prefeito Samuca Silva, Adriano Lizarelli, secretários e representantes de autarquias municipais, do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, além de empresários representantes do empreendimento imobiliário.

O parque está sendo construído através de uma doação pela empresa responsável pelo empreendimento de uma extensão de um milhão de metros quadrados de áreas florestais, além da implantação completa do parque.

O projeto vai proporcionar a preservação e recuperação de áreas de interesse ambiental, além de disponibilizar a população opções de lazer, recreação e educação ambiental. O espaço vai contar, ainda, com um mirante, área de plantio social, playground, anfiteatro, academia, praça, vegetação nativa, estacionamento, sede administrativa e portal de acesso, tudo com programação visual adequada.

Esse será o terceiro parque dos quatro planejados pela administração municipal: a cidade já conta com o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá; está em construção o Jardim Botânico, na Ilha São João; e será construído ainda o Parque Municipal Volta Redonda, também na Rodovia dos Metalúrgicos.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges. / Secom VR