Alunos dos nove cursos profissionalizantes da FBG receberam certificado na tarde desta quarta-feira, dia 11

Qualificar mão de obra para o mercado de trabalho em uma cidade que se destaca na geração de empregos é investir para o seu crescimento. E é o que vem acontecendo em Volta Redonda. Na tarde de quarta-feira, dia 11, a Prefeitura de Volta Redonda entregou mais 200 certificados de conclusão dos nove cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Fundação Beatriz Gama (FBG). A cerimônia de formatura reuniu alunos e familiares no Teatro do Colégio Municipal João XXIII, no Retiro, e contou com a participação da Banda Municipal, que, além de executar o Hino Nacional, tocou clássicos da música pop nacional e internacional.

O prefeito Samuca Silva lembra que, com a formatura desta turma, a FBG soma 400 profissionais capacitados para empreender ou ocupar uma vaga no mercado de trabalho, somente em 2019. “A valorização da educação em todos os níveis é uma obrigação do gestor público. E a qualificação profissional é uma das medidas para garantir emprego à população. Esta é uma das ações que garantiram para Volta Redonda o primeiro lugar em geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro por mais de 12 meses consecutivos. É o trabalho que traz dignidade”, afirmou o prefeito.

Os formandos estavam divididos entre os cursos de padaria e confeitaria, manicure, mecânica de autos, informática básica, lanternagem e pintura, maquiagem, depilação e design de sobrancelhas, cabeleireiro, organização e promoção de eventos.

Bruna dos Reis Santos, de 23 anos, fez o discurso de encerramento de curso em nome dos formandos. Ela é moradora do bairro Água Limpa e concluiu o curso de organização e promoção de eventos. “Confesso que comecei as aulas para organizar melhor as festas da minha filha Laura, de quatro anos, mas durante os quatro meses de curso, percebi que posso investir profissionalmente nesta carreira”, disse, agradecendo a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho gratuitamente.

Angélica de Cássia Moura Silva, moradora do Retiro, e Glauber Máximo, do Belmonte, se formaram em padaria e confeitaria. Ambos pretendem usar o conhecimento adquirido para empreender, comercializar por conta própria a produção caseira. “Mas, em caso de surgir uma boa oportunidade no mercado de trabalho, posso mudar de ideia”, admitiu Glauber.

Eric Gustavo Honorato, morador do Água Limpa, fez o curso de mecânica de automóveis para transformar em profissão o que já faz informalmente para ajudar os amigos. “Agora, posso procurar um emprego fixo numa oficina. Com a qualificação, tenho um diferencial no meu currículo”, falou.

Também participaram da cerimônia de formatura e ajudaram a entregar os certificados o vice-prefeito Maycon Abrantes; o porta-voz institucional da Prefeitura de Volta Redonda, Adriano Lizzarelli; o presidente da FBG, Davi de Araújo Silva; a chefe de Gabinete da fundação, Andréia Castelo; e o diretor Pedagógico da FBG, Rodrigo dos Santos. Outros secretários municipais também compareceram à solenidade para prestigiar os formandos.

O presidente da FBG, Davi de Araújo Silva, lembrou que a instituição tem como missão o cuidado. “Recebemos crianças que estão de maneira vulnerável na sociedade e para cuidar delas, precisamos cuidar da família. Acredito que uma das maneiras de melhorar as relações familiares é pela profissionalização das pessoas. Oportunizando a mudança de vida”, falou Davi.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR