Neste sábado e domingo, dias 14 e 15, foram beneficiadas as crianças da região do Siderlândia e da 249; projeto encerra no próximo dia 18

O fim de semana foi de distribuição de presentes em Volta Redonda. Mais de mil crianças, de até 12 anos, da região do Siderlândia e da 249, receberam presentes das mãos do Papai Noel. O projeto, que leva a comemoração do Natal para perto da população, será realizado em oito ginásios poliesportivos da cidade. O projeto Papai Noel nos Bairros começou na última quarta-feira, dia 11, no bairro Açude I, e termina no dia 18, no São Geraldo.

A programação inclui atividades recreativas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e com o projeto Brinquedolândia, a partir das 16h. A distribuição de brinquedos começa sempre às 17h. Na segunda-feira, dia 16, o Papai Noel estará no Retiro; já na terça, dia 17, o bom velhinho visita o bairro Santa Cruz.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que o Papai Noel nos Bairros foi implantado em 2017 e já distribuiu mais de dez mil brinquedos para as crianças do município. “A ideia de levar o Papai Noel aos bairros foi um grande acerto. As ações descentralizadas alcançam maior número de pessoas e dá mais conforto à população, evitando o deslocamento até o centro da cidade”, acredita Samuca.

No Siderlândia, as crianças se divertiram antes da chegada do personagem natalino. A brincadeira preferida dos maiores foi atividade com bambolê e a piscina de bolinhas atraiu os pequenos. A correria com os amigos disfarçava a ansiedade pela chegada do convidado especial: Papai Noel.

Ele posou para fotos e entregou os brinquedos, que variam de acordo com a idade da criança. Entre as opções constam carrinhos, bolas, panelinhas, jogos de tabuleiro e de raquete.

Pela primeira vez no evento, as moradoras do Siderlândia, Daniele Gomes com o filho Bernardo, de 5 anos, e Sheila de Oliveira acompanhando a filha Lorena, de 8 anos, e sua amiga, Eveline, de 10, aprovaram a atração. “É o terceiro ano que o Papai Noel vem ao bairro, mas sempre estava trabalhando na data. Aproveitei a folga para trazer o Bernardo este ano. É muito bom ter uma festa dessa perto de casa. Pude vir a pé”, comemorou Daniele.

Mariana, de 7 anos, estava com a mãe, Regiane Madeira, e comentou: "Já vim no ano passado e estava contando os dias para a festa deste ano. É animado, tem brincadeiras divertidas e ainda ganho presente. Quero que tenha ano que vem de novo”.

Neste ano, o Papai Noel nos Bairros conta com o apoio de empresários da cidade. São parceiros do projeto as Lojas Pernambucanas, a Feito Doce e o Shopping Park Sul que, juntos, doaram mais de dez mil brinquedos para serem distribuídos às crianças de Volta Redonda.

Por Renata Borges com fotos de Felipe Carvalho – Secom/VR