Três residências foram interditadas no bairro Verde Vale

Volta Redonda foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Vários pontos foram afetados mas, em decorrência do trabalho de prevenção que a prefeitura realizou ao longo do último ano, os impactos têm sido minimizados. Nesta segunda-feira, dia 13, equipes da Defesa Civil, Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) visitaram o bairro Verde Vale para conversar com as famílias das residências interditadas no final da tarde do domingo, dia 12, em razão de um deslizamento de terra.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o trabalho de prevenção é constante. “Começamos a nos preparar com antecedência para o período de alerta e isso fez com que os impactos fossem menores”, disse Samuca sobre a operação Guarda-Chuva, que percorreu diversos locais, fiscalizando e intervindo para que não aconteçam maiores danos durante o período de chuvas.

O primeiro passo, em casos como esse, é retirar a família e mantê-la em segurança. De acordo com o Furban agora deve ser preparado um projeto de engenharia para que depois sejam feitas as obras necessárias no local. “Teremos que fazer um muro de contenção, uma canaleta e concreto projetado para proteger o talude”, explicou o diretor do Furban, Ronie Oliveira.

As famílias estão abrigadas em casas de familiares e foram cadastradas pela Smac para receberem todo apoio necessário. “Agora nós vamos dar auxílio para essas famílias se organizarem. É um trabalho de acompanhamento, e elas serão assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, comentou o secretário de Ação Comunitária, Ailton da Silva.

Laiza Barreto, de 29 anos, mora em uma das residências afetadas com o marido e o filho. “Eu imagino o susto se eu tivesse aqui, na hora eu estava na casa da minha mãe. Agora vou ficar esse tempo na casa da minha cunhada até resolver o que vamos fazer”, contou.

Os moradores devem ficar atentos às orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, acionar a equipe pelo número de telefone 199.

Alerta SMS – A Defesa Civil é responsável pelo monitoramento e acompanhamento das previsões meteorológicas. Na iminência de um evento adverso, comunica a população através do sistema de SMS, que os moradores de Volta Redonda podem receber pelo celular. Para se cadastrar, o morador deve enviar um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora, podendo digitar com ou sem hífen, com ou sem ponto.

SECOM VR, com fotos de Geraldo Gonçalves