Evento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo para capacitar os guias turísticos vai até 5 de abril

A Prefeitura de Volta Redonda realizou na noite desta terça-feira, dia 10, o início do Ciclo de Capacitação para o Turismo, com a primeira aula sobre a História de Volta Redonda. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), na Biblioteca Municipal. Mais de 50 guias de turismo da cidade participaram do ciclo. A capacitação faz parte do programa 'Orgulho de Volta' da Prefeitura Municipal.

O Ciclo de Capacitação para o Turismo terá, ao todo, oito aulas – sendo seis aulas teóricas e duas práticas - sobre as fazendas históricas e cidade operária e núcleos originais. As aulas são ministradas pelo professor de história Anderson Couto, também chefe de gabinete da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Os participantes serão certificados pela Fundação.

O secretário municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos e coordenador do Orgulho de Volta, Joselito Magalhães, destacou a importância da capacitação. “Esta é uma iniciativa da Smdet, sendo uma das estratégias do município no sentido de fortalecer o turismo e divulgar os conhecimentos culturais da nossa cidade para toda a região. É mais uma etapa do Orgulho de Volta”, destacou.

Nas próximas palestras, o professor Anderson Couto vai abordar as primeiras ocupações territoriais, a história das fazendas de Volta Redonda, a cidade no contexto histórico do país e do mundo, entre outros temas.

A diretora de turismo da Smdet, Débora Cândido, comentou a segunda parte do Ciclo de Palestras sobre a História de Volta Redonda. “Nós queremos estimular esta cultura de hospitalidade do município e fazer a mediação dos espaços culturais voltados para o lazer. Uma cidade como Volta Redonda, que fica entre duas rodovias e recebe muita gente de fora, precisa ser preparada para receber esses turistas que vem aqui nos conhecer”, afirmou a diretora.

A guia de turismo, Ana Karine Andrade, na profissão há seis anos, comentou a importância dessa capacitação. “É uma iniciativa muito positiva da prefeitura porque ajuda a divulgar mais a nossa cidade, a nossa região. Considero importante também pela contribuição no nível de conhecimento para todos nós, assim vamos conseguir melhor atender os turistas que vierem visitar a cidade. Estamos agregando mais valores, mais ensinamentos sobre a nossa história”, resumiu.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges