Bebidas alcoólicas devem ser evitadas principalmente na presença de crianças; preocupação é com as festas em casa, por conta da pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), alerta para o consumo de bebidas alcoólicas durante o feriado do Carnaval. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, estão proibidas festas na rua ou em espaços de eventos e a preocupação é com as festas em família.

A coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, alerta para o perigo do consumo de bebidas alcoólicas, principalmente na frente das crianças e adolescentes. “É preciso ter cuidado nas festas em família com este público e ainda com os dependentes e mulheres grávidas. Pessoas que são especialmente afetadas”, disse Neuza.

É preciso ter consciência de que o uso abusivo de álcool é um transtorno que pode causar problemas de saúde emocionais, psiquiátricas; e físicos, como doenças hepáticas e a síndrome alcoólica fetal no caso das gestantes. “Vamos fazer a festa, nos fantasiar, entrar no clima do Carnaval entendendo que a alegria do momento não depende do consumo de álcool”, ressaltou Neuza.

Ela informou que durante a pandemia há registros de aumento do consumo de álcool, principalmente entre as mulheres e idosos. Em consequência disso, também cresceu o número de casos de depressão e síndrome do pânico. “O problema gera um círculo vicioso. A pessoa se sente deprimida e aumenta o consumo de bebidas alcoólicas que acaba piorando o quadro”, apontou a coordenadora da CMPD.

Outro alerta importante é para Lei Federal nº 13.106/2015 que criminaliza a venda e o ato de servir bebidas alcoólicas a menores de idade. A lei reforça a proibição já prevista pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) criado em 1990.

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR