Prefeitura garante transparência com uso de ferramenta digital interativa inédita

VR Interativa faz a transmissão ao vivo de audiências, reuniões e demais eventos da prefeitura e permite participação online da população

A plataforma VR Interativa é um serviço inédito na administração pública municipal, oferecido pela Prefeitura de Volta Redonda para garantir transparência nas audiências públicas, reuniões e outras ações realizadas pelos órgãos municipais. A ferramenta promove transmissão ao vivo dos eventos e permite ao cidadão participação online por meio de bate-papo. O acesso deve ser feito pelo link www.voltaredonda.rj.gov.br/vrinterativa.

De acordo com o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, a VR Interativa oferece um espaço digital ao cidadão que elimina o custo da participação presencial. “E, principalmente, oportuniza a ampliação do número de participantes”, afirmou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que o objetivo da VR Interativa é ampliar o alcance do debate e decisões sobre as ações das políticas públicas municipais, promovendo interação com a sociedade. “Por meio de vídeo-chat disponibilizado no site, qualquer cidadão tem oportunidade de comentar, dar sugestões, fazer perguntas ou simplesmente assistir aos debates e decisões a respeito dos grandes temas que dizem respeito ao dia a dia da cidade”, explicou.

Para ampliar e otimizar a utilização dessa ferramenta de participação popular e transparência, a Escola de Governo e Gestão realizará a oficina: Instrumentos de Democracia Digital (e-Democracia) – A Plataforma VR Interativa. A capacitação será no dia 23 de janeiro, quarta-feira, às 9h, no Auditório da Seplag, na Avenida Paulo de Frontin, 457, Aterrado.

Segundo o diretor de Modernização da Seplag, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, o objetivo da oficina é apresentar a ferramenta. “Queremos disseminar o conhecimento para que todas as áreas da gestão municipal possam fazer uso da plataforma”, disse.

As inscrições devem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o próximo dia 21 de janeiro (segunda-feira), informando o nome completo, email, telefone de contato e o local de lotação do funcionário interessado.

Por Renata Borges – Secom/VR