Chamada Escolar 2019 está aberta em Volta Redonda

Período de inscrição para educação infantil e EJA vai até o próximo dia 28 de setembro

Volta Redonda está com as inscrições abertas para a Chamada Escolar 2019. O prazo limite para o cadastro de crianças para creche e pré-escola, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos) é dia 28 de setembro. A inscrição deve ser feita na unidade escolar mais próxima da residência.

Nas creches, serão matriculadas crianças nascidas entre 01/04/2015 e 30/11/2018; na pré-escola, crianças nascidas entre 01/04/2013 e 31/03/2015. Já para o EJA a partir de 15 anos. O objetivo da secretaria é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar 2019.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rita Andrade, é importante que os pais não percam o prazo para inscrição. “Esse processo é fundamental para que as vagas sejam distribuídas democraticamente”, frisou a Secretária.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que mais do que garantir justa distribuição das vagas, a Chamada Escolar faz um mapeamento das crianças no município e ajuda a nortear os investimentos na educação infantil. “A inscrição funciona como instrumento para se medir a demanda de vagas escolares por bairros, além do número de creches necessário”, comentou o prefeito.

Documentos Necessários

A inscrição – isenta de qualquer taxa – pode ser feita pelo pai ou responsável legal pelo aluno, que deve ser morador de Volta Redonda. O endereço apresentado pode ser residencial ou de trabalho do responsável. Os documentos necessários são: número do NIS (Número de Informação Social), comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou Declaração de Beneficiário expedido pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac), original da certidão de nascimento do candidato, comprovante de renda, comprovante de residência e comprovante de trabalho (no caso de creche).

Os critérios para a classificação final na Chamada Escolar 2019 para a creche são: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CAD Único (NIS); estar inserido no Programa Bolsa Família; idade (o filho mais velho tem prioridade); e a renda familiar.

EJA

A Chamada Escolar do EJA pode ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores, com idade mínima de 15 anos.

Não há taxa de inscrição e os documentos originais exigidos são: Certidão de Nascimento do candidato ou carteira de identidade, comprovante de residência (é necessário ser morador de Volta Redonda), declaração ou comprovante de trabalho.

Secom/VR