Bairros ganham lixeiras e melhoram qualidade de vida em Volta Redonda

Furban iniciou instalação de 20 equipamentos com investimento de R$ 76 mil para evitar o descarte irregular do lixo

Melhorar o bem estar da população e o visual dos bairros. Esse é o objetivo que o Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban VR) vem colocando em prática ao instalar lixeiras em diversos bairros da cidade. Já foram instalados 8 equipamentos de um total de 20 previstos, através de um investimento de cerca de R$ 76 mil. De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Ronie de Oliveira, a idéia surgiu após uma visita do prefeito Samuca Silva ao bairro Vila Brasília, durante o projeto “Oito Horas, Oito Obras”.

“Uma moradora fez a reclamação, realizamos um estudo e detectamos que, principalmente entre as servidões e embaixo de escadões, algumas pessoas descartavam lixo de forma irregular. Então, instalamos essas lixeiras para que o descarte do lixo seja feito corretamente”, contou Ronie, acrescentando que o equipamento está de acordo com os padrões para atender as equipes de coleta, referente à altura e ergonomia.

Um dos bairros recentemente atendidos é o Candelária, onde uma lixeira já foi instalada na Rua D, próximo ao ponto final do ônibus que atende a localidade. A babá Rosa Teodoro mora no bairro e elogiou a medida.

“Quando não tinha a lixeira, o pessoal jogava muito lixo no chão, os cachorros arrastavam os sacos, e ficava uma sujeira danada. Agora, o pessoal está respeitando. Acho que vão colocar mais duas, uma mais acima no bairro e outra próximo à praça”, contou Rosa.

O diretor-presidente do Furban explicou que as lixeiras vão atender, além do Candelária, os bairros Santo Agostinho, São Geraldo, Vila Brasília e São Cristóvão.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância de medidas simples como a instalação das lixeiras, que melhoram a qualidade de vida da população. “É apenas o início. Vamos ampliar para outros bairros para que a população descarte corretamente o lixo e tenham uma melhora no bem estar, sem falar no visual do bairro que fica melhor”.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas