Escola Mário Villani promove dia de autógrafos na Biblioteca Municipal

Alunos da unidade participaram do projeto ‘Pequenos Escritores, Grandes Sonhos’ que proporcionou a publicação de livros

Centro e trinta alunos da Escola Municipal Mário Villani, no Açude II, que atende a educação infantil, Jardim I e II, e o Fundamental I, do 1º ou 5º ano, participaram nesta sexta-feira de Dia de Autógrafos na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Os estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, publicaram um livro por meio do projeto “Pequenos Escritores, Grandes Sonhos”, em parceria com a plataforma de projetos pedagógicos Estante Mágica.

De acordo com a diretora Adjunta da escola, Joyce Aline de Araújo, o projeto tem o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos e reaproximar as crianças do livro de papel. “Com o crescimento das novas tecnologias, os estudantes tender a perder o interesse pela leitura. Acreditamos que, ao escrever a própria história e entender o processo de criação a curiosidade pelos livros seja aguçada”, afirmou.

Ela explicou que as crianças criaram texto e ilustrações com a ajuda dos professores. O material foi enviado à empresa Estante Mágica que disponibiliza o material editado com e-book. A solicitação da impressão pode ser feita em até um ano. “Como o objetivo era promover o Dia de Autógrafos e permitir que a criança tivesse contado com o produto final, a escola fez contato com os pais e com a empresa para negociar a compra de um exemplar para cada autor”, falou.

A professora do 2º ano do ensino fundamental, que atende crianças de 7 e 8 anos, Gisele de Paula, é uma entusiasta do projeto. “Eles criaram as próprias histórias. Nos anos iniciais, os alunos relaram o texto e nós professores passávamos para o papel para evitar que a preocupação com a escrita bloqueasse a criatividade. O resultado foi excelente”, contou, lembrando que os alunos foram estimulados previamente com a contação de contos clássicos.

Nesta sexta-feira, acompanhados dos familiares, os alunos/autores receberam os exemplares de sua obra e deram autógrafos. Guilherme, de 5 anos, está no Jardim I, e escolheu roupa especial para autografar sua história. “É um dia muito feliz. Ficou do jeito que eu imaginei”, disse. Os pais, Diogo Lins Dantas e Dilliane Maria Souza Lins, aprovaram a iniciativa da escola. “Ele estava ansioso pelo Dia de Autógrafos. Além disso, notamos um interesse maior pelos livros de história após a experiência como ‘autor’”, contou Diogo.

Manuela, de 7 anos, está do 1º ano do ensino fundamental, e escreveu o título “O Cisne Feliz”. “Quero ver como ficou o livro de papel. Espero que outras crianças gostem”,falou a menina, que estava acompanhada da mãe Raquel Nunes. “Fiz questão de trazê-la para autografar e receber o livro. É um orgulho”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, atividades extracurriculares são iniciativas que aproximam os alunos da escola. “A escola deve ser atrativa para o estudante. E desenvolver projetos que modifiquem o dia a dia é sempre benébico”, falou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que apóia projetos como este que estimulam a criatividade e incentivam a leitura entre os estudantes. “É papel da escola desenvolver bons hábitos, principalmente, entre as crianças. O gosto pela leitura, quando adquirido, nunca se perde”, disse o prefeito.

A BIBLIOTECA – A coordenadora da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, que fica na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, Letícia Monteiro Machado, informa que o espaço está sempre aberto às escolas do município. O contato pode ser feito pelos telefones 3350-8587 ou 3350-8554. “A biblioteca oferece contação de história, teatro e cine infantil. Temos que buscar novos estímulos para atrair as crianças para cá”, acredita.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas