Evento lembra Dia Mundial da Psoríase

Secretaria de Saúde de Volta Redonda sedia encontro de pacientes com a dermatologista Lena Mazoni

Falar sobre a doença e o tratamento, possibilitar troca de experiências e aumentar a autoestima dos pacientes são os objetivos do encontro anual pelo Dia Mundial da Psoríase, comemorado em 29 de outubro, promovido pela média dermatologista Lena Mazoni, que atua na Policlínica da Cidadania. Neste ano, o evento foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 13, no Auditório da Secretaria de Saúde de Volta Redonda.

Cerca de 50 pacientes e familiares participaram da reunião que começou com uma exposição da médica sobre a psoríase, uma doença crônica, não transmissível, de tratamento contínuo. Em seguida, parte dos pacientes deu depoimentos sobre o dia a dia com a doença.

Entre os participantes estava o casal Lígia e Charles da Rocha Cardoso. Ele faz o tratamento há cinco anos na policlínica. “O cuidado com a doença tem que ser permanente. E o mais importante, a princípio, é a melhora na aparência da pele. A médica é quase uma psicóloga”, disse.

Outro casal, Fátima e Wilson Otacílio da Silva, também aprovou o encontro. Wilson faz tratamento há mais de sete anos com a médica e pela segunda vez participa do evento pelo Dia da Psoríase. “Essa troca de experiências é fundamental. O primeiro problema para quem tem psoríase é enfrentar o espelho. E aqui percebemos que muitas pessoas passam pela mesma experiência e dão exemplos que como deixaram de se esconder”, afirmou Wilson.

A médica dermatologista Lena Mazoni conta que é muito importante lembrar o Dia Mundial da Psoríase. “Esta é uma doença grave, que precisa de acompanhamento”, falou, lembrando que atua na Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda há mais de 20 anos e há 15 cuida dos pacientes com psoríase. “São pessoas que precisam do tratamento para melhorar a autoestima e o encontro com outros pacientes que passam pelo mesmo problema pode colaborar”, disse.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que toda iniciativa para aproximar o profissional da área de saúde do paciente é incentivada em sua gestão. “O acompanhamento da evolução da medicina e o tratamento adequado são mais eficazes quando o paciente é ouvido, pode contar sua história, recebe atenção”, acredita.

O prefeito Samuca Silva lembra que uma orientação sua a implementação do atendimento humanizado na área de saúde. “A humanização é o caminho para garantir atendimento de excelência à população. Olhar o doente como ser humano e tentar se aproximar da realidade dele faz o profissional entender melhor suas necessidades”, afirmou.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas