Fim de semana de lazer e atividades esportivas em Volta Redonda

Parque Aquático Municipal, Beira Rio e Complexo Esportivo Pedro Guarda, no Aero Clube, atraem pessoas de todas as idades

O final de semana de feriadão da Proclamação da República, foi marcado pelo lazer e práticas esportivas ao ar livre em diversos pontos de Volta Redonda. O Parque Aquático Municipal, a Beira Rio e o Complexo Esportivo Pedro Sebastião da Silva – Pedro Guarda, no Aero Clube, atraíram milhares pessoas de todas as idades.

O Parque Aquático, na Ilha, é referência de lazer para famílias inteiras em dias ensolarados, mas o local também recebe praticantes de esportes, principalmente, nos dias nublados. Na manhã deste sábado, dia 17, por exemplo, uma das piscinas foi usada pelo corredor de maratonas, Elson Alvin Cunha, fazer parte do seu treinamento para sua quinta participação na Corrida de São Silvestre, no final do ano, em São Paulo.

“Procuro variar o treinamento para aprimorar o condicionamento físico e o Parque Aquático é perfeito para os exercícios na piscina. O espaço é amplo e tem boa manutenção. Parabéns à Volta Redonda por esse investimento público”, disse o atleta, acrescentando que também frequenta aulas de natação gratuitas no local.

Ele contou ainda que utiliza outros espaços públicos do município para treinos de bicicleta e corrida. “Conto com locais seguros e propícios para meu treinamento aqui na cidade”, falou o funcionário público que mora no bairro Santo Agostinho.

Também moradores do bairro Santo Agostinho, porém praticantes de futebol, Carmo Gonzaga e Ademir Marinho, frequentam o Complexo Esportivo Pedro Guarda, no Aero Clube, que conta com cinco campos de futebol, todo final de semana.

“Montamos equipes com um grupo de cerca de 50 amigos do bairro e jogamos bola todos os sábados. O espaço é bem conservado e o gramado é ótimo”, observou Carmo. “O local também é de fácil acesso, com facilidade para encontrar estacionamento”, completou Ademir.

Outro local que é tradicional entre os moradores de Volta Redonda para práticas esportivas e de lazer é a Beira Rio. Com ciclovia, pista de caminha, aparelhos de ginástica, quadras poliesportivas e play ground para as crianças, o local, recentemente revitalizado pela prefeitura atrai pessoas de todas as idades.

Wanderson Cardoso da Silva, morador do Retiro, afirmou que é frequentador assíduo do local. “Uso para praticar esporte e passear junto com a minha cadelinha Cindy. Mas hoje trouxe meus sobrinhos Lucas, de 13 anos, e Lara, de 11. É importante sair um pouco de casa, manter contato com a natureza. Além disso, eles podem aproveitar o parquinho”, disse Wanderson.

Lara, que estava no balanço, aprovou o passeio. “Aqui é bem legal. Tem sombra, o Rio ao lado”, falou.

O casal Ana Paula e Alexandre Brasil Santiago, também moradores do Retiro, vão à Beira Rio quase todos os dias. “É muito agradável e fresco para nós e para as cadelas Pink e Pipoca. Nos sentimos bem aqui”, afirmou Alexandre.

A secretária de Esporte de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, acredita que incentivar a prática de esportes ao ar livre contribui para uma população mais saudável. “Essa é a orientação do Prefeito Samuca, e para atrair e receber bem a população, investimos na manutenção desses espaços públicos”, disse.

O prefeito Samuca Silva lembra que a ocupação dos espaços públicos pela população é um dos objetivos de sua gestão. “Criando oportunidade para as pessoas praticarem esporte e proporcionando locais públicos para passeios em família, estamos contribuindo para melhora na qualidade de vida da população”, afirmou.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves