SMAC intensifica atendimento à pessoa em situação de rua em Volta Redonda

Duas equipes estão trabalhando diariamente na abordagem

A prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) está realizando diariamente abordagem às pessoas em situação de rua em diversos locais da cidade. O objetivo é apresentar os serviços de assistência do Centro Pop. De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, esse é um trabalho que a secretaria sempre desenvolveu e que promove socialmente essa população.

A abordagem é feita diariamente pelas equipes especializadas. A SMAC realiza diversos trabalhos para a promoção dessa população. Nosso objetivo é melhorar a vida dessas pessoas que vivem de forma vulnerável. Temos que conscientizar a população sobre esse trabalho, que tudo depende do querer de quem está nessa situação”, disse.

Além da equipe do Centro Pop, outras equipes também participam das abordagens na cidade, mais de dez pessoas foram abordadas só na última semana de ações.

“É um trabalho muito complexo, pois em alguns casos essas pessoas não estão em situação de rua. Elas têm casa, mas preferem ficar durante o dia em outros lugares usando algum tipo de droga ou álcool. Além do Centro Pop, a secretaria de Saúde trabalha com o ‘Consultório na Rua’, que coisa da saúde dessas pessoas”, contou o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal.

Para o morador de 61 anos, que não quis se identificar, seu caso vem sendo acompanhado desde 2014. “Eu tenho uma formação e profissão, porém não consigo sair do vício. A equipe da SMAC sempre me acompanhou e eu já passei por toda a rede de assistência social que o serviço oferece. Mas mesmo assim não consegui me recuperar”, contou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do trabalho que a cidade realiza para promover políticas públicas para à pessoa em situação de rua.

”Ressocialização e resgatar a cidadania é um dos principais pontos da rede de acolhimento e a apoio a essa população. Tem o Centro Pop, o Quarto de Passagem e o Abrigo Seu Nadim. Todos fazem parte do serviço de assistência que a cidade de Volta Redonda possui. Essas abordagens das equipes aproxima as pessoas dos serviços. Sabemos que é um assunto delicado e que merece atenção, por isso através da SMAC estamos trabalhando muito para colaborar com à pessoa em situação de rua”, disse.

Além de todas essas ações a cidade conta com um Comitê Municipal Intersecretarial de Acolhimento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua que debate os projetos oferecidos e a reinserção social dessa população.

“Criamos o comitê que direciona e colabora com essas políticas públicas e conta com a participação de membros da sociedade civil. Nosso objetivo com essa intensificação é exatamente promover a população de rua e colaborar com esse serviço essencial para essas pessoas”, enfatizou o prefeito de Volta Redonda Samuca Silva.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação