Frentes de trabalho avançam nos bairros Aterrado, Aero Clube e Niterói

As obras de Mobilidade Urbana seguem avançando etapas em Volta Redonda, e três grandes estruturas de engenharia estão com frentes de trabalho a todo vapor e iniciando novas fases: as construções do viaduto, no bairro Niterói, e da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no Aterrado, além da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os bairros Aero Clube e Aterrado. As obras estão incluídas no pacote de investimentos de quase R$ 140 milhões do Governo do Estado.

“Os trabalhos continuam. A prefeitura está acompanhando as obras dessa parceria com o Governo do Estado, que é tão importante para nossa cidade e que vai transformar a mobilidade. Será um legado para a população de Volta Redonda”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

De acordo com a empreiteira que toca as três obras, no bairro Niterói, as equipes já iniciaram a construção da rampa de acesso ao novo viaduto, com a execução da sub-base para receber a estrutura de concreto, e logo deve ser iniciada a armação da “cortina” da rampa.

A empreiteira também fechou a compra do aço para a montagem da estrutura metálica e a previsão é que o material chegue no fim deste mês. A partir daí, será feito corte e adaptação do aço dentro de uma empresa subcontratada em Volta Redonda. Isso deve reduzir a movimentação na obra durante os próximos dois meses, mas vai possibilitar à prefeitura organizar e limpar o entorno nesse período.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o novo viaduto vai facilitar para os motoristas o acesso ao bairro Niterói, melhorando também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo.

Alça de acesso

No Viaduto Heitor Leite Franco, os profissionais que atuam na construção da alça de acesso – que vai contribuir para desafogar o trânsito na região do Aterrado – já começaram a erguer o último apoio em concreto armado, com previsão de concluir esta parte no próximo mês.

Depois de pronta, a alça vai criar uma alternativa para que os motoristas tenham a opção de descer pela Rua Mario César Di Biase (conhecida como Avenida do Canal), contornando a região central do Aterrado.

Ponte

A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, teve andamento nas duas frentes de trabalho que acontecem em margens opostas do rio. No Aterrado, já foi iniciada a montagem das pré-lajes sobre as vigas metálicas. As equipes que atuam no lado do Aero Clube estão finalizando os guarda-rodas da pista que passa sobre o clube, e logo será iniciada concretagem da rampa de descida para a Avenida Radial Leste.

Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.

Projeto contempla outras obras de engenharia

As construções da ponte, do viaduto e da alça de acesso fazem parte das obras que estão sendo executadas dentro do Plano de Mobilidade Urbana, no qual também está inclusa a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum).

O plano conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 18 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.

Fotos de Cris Oliveira.
Secom/PMVR