Pleito aconteceu durante a Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool, que contou também com palestras sobre o tema ‘Volta Redonda abraçando a prevenção’

Volta Redonda sediou na manhã desta terça-feira, dia 19, a Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool, realizada no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado. O público presente conferiu palestras com o tema “Volta Redonda abraçando a prevenção”, e durante o evento foram eleitos os representantes da sociedade civil para a gestão 2024/2026 do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool de Volta Redonda (Comuda-VR), que promoveu a conferência.

“É um dia muito importante para todos nós que trabalhamos nessa área de álcool e drogas, onde estamos nesse processo de reconstrução do conselho. Os nossos agradecimentos ao prefeito Neto por todo o apoio, e à Secretaria de Governo, porque a questão de álcool e drogas interpassa por todos os segmentos. Hoje tivemos a oportunidade de escutar a sociedade para que projetos que já existam sejam implementados e que outros sejam implantados, para que realmente a gente consiga o objetivo que é a atenção, o cuidado e a prevenção”, afirmou a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas em Volta Redonda, Drª Neuza Jordão, que participou da mesa de abertura do evento.

Também estiveram sentados à mesa oficial a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), a médica Suely Pinto; o tenente Silva, representando o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM); Daline Côrtes, representando o 22º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM); e o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Marcos Marques.

Após a abertura oficial da conferência, que contou com a fala dos componentes da mesa, apresentação do hino nacional e leitura do regimento interno, o evento seguiu com a apresentação da palestrante Claudia Henschel de Lima, que é professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida foi a vez de Joveline Batista Tomaz – com formação em Serviço Social, pós-graduação em Gestão Pública e pós-graduanda em Relações Étnicas Raciais, e que esteve como coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Dentre os assuntos abordados estavam: Estratégia de redução de danos; Estudos e pesquisas na área de Políticas Públicas sobre Drogas; Promoção e defesa dos direitos humanos; Crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas; e Comunidade Terapêutica. Após a apresentação, foi feita a entrega dos certificados para as palestrantes.

“Quero parabenizar o conselho pela iniciativa, que é uma pauta de grande relevância, de grande importância. O Comuda-VR faz parte do nosso Conselho Estadual, com uma representatividade muito forte através da presidente, Drª Neusa Jordão, que está presente em todas as plenárias, em todas as reuniões ordinárias. Essa parceria tem gerado frutos para Volta Redonda, para o Médio Paraíba e também para o estado do Rio de Janeiro”, disse o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Marcos Marques, que representou a secretária Rosângela Gomes, e a subsecretária de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula, que também é presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Eleição

Ao final da conferência, foi realizada a eleição dos representantes da sociedade civil para a gestão 2024/2026 do Comuda-VR. Dentre as 14 entidades inscritas, foram eleitos representantes de 11 instituições: Centro Espírita A Caminho da Luz; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR); Federação das Associações de Volta Redonda; Associação Guerreiros da Fé; Ordem dos Advogados do Brasil; Rotary Clube de Volta Redonda; Casa da Criança e do Adolescente; Instituto de Desenvolvimento, Estudo, Ações e Implementações Sociais (Ideais); Lar Espírita Irmã Zilá; Universidade Federal Fluminense; Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda).

A eleição foi aberta para representantes de associação de moradores, clínicas, centros ou comunidades de tratamento para químico-dependência, instituições religiosas e outras que prestem serviços de atendimento, prevenção ao uso de drogas e álcool. Serão eleitos 11 conselheiros, sendo um titular e um suplente para cada entidade.

Fotos de Geraldo Gonçalves.
Secom/PMVR