Profissionais serão incorporados à segunda etapa do programa estadual, totalizando 215 agentes

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), deu início à capacitação para policiais militares voluntários que integrarão o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança Pública) na cidade. Os profissionais serão incorporados à segunda etapa do Proeis, totalizando 215 agentes. A ação é uma parceria entre a Semop e a Polícia Militar.

A capacitação ocorre na sede da Semop, na Ilha São João. Ao todo, 75 policiais militares passarão pelo curso durante três dias. O objetivo é capacitá-los para que esses PMs possam realizar um policiamento de proximidade, baseado em abordagens que criam um elo com a população de bem, o que também acaba auxiliando no policiamento ostensivo.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que os agentes que serão integrados ao Proeis irão suplementar o policiamento em um modelo de proximidade com a comunidade, interagindo com as associações de moradores, os empresários e centros comerciais.

“Esses profissionais não estão para dividir com a Polícia Militar e Guarda Municipal, mas sim suplementar a segurança pública. Queremos promover o conceito de polícia cidadã, para que a população possa ter confiança nos policiais, participando ativamente das ações de segurança pública, inclusive denunciando os atos ilícitos. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Nós não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas podemos ter um cidadão de bem que pode municiar as forças de segurança com informações. É com essa parceria que nós vamos fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura”, disse Luiz Henrique.

Expansão do policiamento

A ampliação do contingente policial ocorre por meio da expansão do Sistema Integrado de Segurança, que funciona com a atuação de policiais militares e guardas municipais em conjunto. Com isso, o policiamento em Volta Redonda mais que dobrará. Atualmente, com a chegada das novas viaturas (entregues nesta semana pelo Governo do Estado), sete veículos estão à disposição do projeto.

“Estamos levando o Proeis, junto com a nossa Guarda Municipal, a todos os bairros e ampliando o número de viaturas. Também estamos reativando as bases da Polícia Militar nos bairros Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho. Esses locais funcionarão integrados ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) como bases de monitoramento dessas microrregiões”, concluiu o secretário municipal de Ordem Pública.

Junto às bases da Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho, há bases integradas de segurança pública no Retiro; na base da Operação Segurança Presente, na Vila Santa Cecília; e no 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), na Vila Mury. As imagens do Ciosp de Volta Redonda são também disponibilizadas ao Ministério Público Estadual, às polícias Civil (93ª DP), Militar (28º BPM) e Federal; e à 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Fotos: Divulgação/Semop