Prefeito Samuca Silva recebe

grupos de escoteiros de Volta Redonda

Encontro discutiu a Lei Municipal nº 5.495 de 2018, que reconhece o escotismo como método complementar de educação no município

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 18, representantes dos quatro grupos de escoteiros de Volta Redonda. O encontro no gabinete discutiu a Lei Municipal nº 5.495 de 2018, que reconhece o escotismo como método complementar de educação no município, de relevante utilidade pública, podendo receber assistência e auxílio do poder público para seu exercício.

 

Entre as decisões da reunião, ficou fixado em R$ 120 mil o valor da subvenção anual a ser distribuída entre os quatro grupos de escoteiros do município desde que cumpram as normas previstas na lei. O recurso será disponibilizado por meio do Finad (Fundo para Infância e Adolescência) e será incluído na proposta orçamentária para 2019.

 

De acordo com o prefeito Samuca Silva, os grupos de escoteiros terão apoio da equipe do Finad para a regularização dos documentos necessários para receber a subvenção e também a maneira certa de prestar contas do dinheiro recebido.

 

“É necessário que as atividades se caracterizem pelo interesse público, voltadas para alunos da Rede Municipal de Ensino ou para população carente”, explicou Samuca.  

 

Antes destas adequações, que qualificam os escoteiros para receber a subvenção, o prefeito colocou a estrutura da prefeitura à disposição dos grupos para ajudar nas suas atividades. “O canal será a Coordenadoria da Juventude, mas estou pronto a ajudar”, disse.

 

Ele marcou ainda um encontro entre os escoteiros e a Secretaria Municipal de Educação para discutir parceria em atividades extracurriculares, principalmente, nas três escolas municipais que funcionam em tempo integral. 

 

Em contrapartida, os escoteiros se colocaram à disposição dos secretários para participarem como voluntários nas atividades da prefeitura. “Podemos atuar em diversos eventos, principalmente, nos ligados à educação, lazer e cultura”, afirmou Bertier Werneck, do 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu.

 

O coordenador Distrital dos Grupos de Escoteiros, José Carlos de Almeida, também esteve no encontro com o prefeito e acredita que tenha nascido uma grande parceria entre o poder público e os escoteiros de Volta Redonda. “A reunião foi muito produtiva e vamos fazer o possível para avançar cada vez mais esse diálogo”, falou.

 

Também estavam no encontro os secretários municipais de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares; de Saúde, Alfredo Peixoto; o presidente do Furban (Fundo Comunitário Municipal), Ronnie de Oliveira Machado; e a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thaís Souza.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas 

 
Pin It