Volta Redonda investe em Robótica Educacional na rede pública

Entrega de certificados para novos implementadores de Informática Aplicada à Educação aconteceu durante mostra de Robótica Educacional

 

Materiais recicláveis se transformando em robôs, carrinhos, maquetes e muitas outras invenções, tudo aplicado à educação. Esse é o resultado dos projetos de 19 profissionais da rede pública de Volta Redonda que foram certificados na manhã desta terça-feira, dia 16, como implementadores de Informática Aplicada à Educação. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Niterói, durante a Mostra do Projeto Robótica Educacional com Software e Hardware Livres.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Ana Paula Batista, os profissionais concluíram a primeira etapa do curso de formação continuada, que teve a duração de 40 horas presenciais.

 

“Alguns já estão utilizando a atividade na escola, inclusive com a participação de alunos. Não foi obrigatório neste ano. Ano que vem será, já que eles fizeram essa formação e terão que desenvolver um projeto de Robótica Educacional na escola. É um investimento da secretaria no profissional, todos concursados, que estão habilitados a atuarem da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora.

 

Dentre os que receberam a certificação, Joselaine Vieira Zacarias Parreira, que dá aula no Centro Municipal de Educação Infantil Oscar Rodrigues Cardoso, no bairro Vila Rica/Três Poços. Ela afirma que o projeto enriquece a aula com uma nova proposta para os alunos, despertando um interesse maior pela tecnologia, através do uso de materiais recicláveis.

 

“Tem sido muito gratificante, porque é um novo horizonte que se abre para as crianças, que estão imersas em tanta tecnologia. E isso canaliza a tecnologia para um lado construtivo, positivo. É usar o lixo eletrônico de forma consciente, dar um novo uso a materiais que seriam descartados de forma aleatória na natureza, e ver que as crianças podem construir novos brinquedos em casa com os pais”, contou Joselaine.

 

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, parabenizou os profissionais e coordenadores pelo sucesso do projeto, ressaltando o investimento do governo municipal na educação de Volta Redonda.

 

“Parabéns pelo empenho de todos. Agradeço ao prefeito Samuca que nos dá carta branca. A Educação tem portas abertas e o prefeito quer que nós possamos construir algo melhor para esse município”.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / SecomVR
Pin It