Samuca assina convênios de estágios com a FOA para os próximos 20 anos

Estudantes universitários dos cursos de Odontologia, Medicina, Enfermagem, vão acompanhar os profissionais no atendimento da população nos hospitais da rede pública de saúde

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto e o diretor do Hospital São João Batista, José Geraldo de Castro Barros assinaram nesta quarta-feira, dia 29,  um convênio com a Fundação Oswaldo Aranha, na área de prestação de serviços da instituição – mantenedora do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA – com vingência para os próximos 20 anos.  A assinatura foi na sala de reuniões da diretoria da FOA, no Campus de Três Poços.

O prefeito Samuca Silva, que estudou na instituição, agradeceu a parceria em setores de grande importância para a população: “Agradeço pela parceria e por acreditar em Volta Redonda num setor estratégico que é a área de saúde. Ninguém faz nada sozinho e a cidade precisa de políticas públicas de ampliar estas parcerias para melhorar e avançar no atendimento, melhorar a qualidade da atenção na Saúde, onde temos ainda muito por avançar. Os convênios são essenciais para os hospitais e unidades de saúde do município”, destacou Samuca.

O presidente da FOA, Dauro Aragão, celebrou o fato e elogiou a atitude do prefeito Samuca em firmar os compromissos na saúde pública: “Os dois convênios são de grande valia para a FOA e UniFOA e principalmente para o município de Volta Redonda porque atende a vários setores da saúde, como medicina, nutrição, odontologia, educação física e serviço social. E digo, graças ao prefeito e sua equipe, ampliando o atendimento nos serviços hospitalares, disse Dauro Aragão destacando que é uma satisfação muito grande participar da assinatura deste convênio.

“Aproveito a oportunidade, somente por ele ter adquirido as duas unidades, o Hospital São Camilo, hoje Hospital do Idoso e o Santa Margarida, já justifica 50% de êxito na sua gestão, traduz o sentimento, o compromisso de investir e melhorar a qualidade do atendimento público”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que “os convênios firmados são importantes porque vão oxigenar os serviços prestados nas áreas de saúde, fomentar o espírito de melhorias em nossos profissionais. Os universitários vão conhecer o que é o SUS, como funciona o SUS para a população e poderão ter o interesse despertado em trabalhar nas prefeituras, nos serviços públicos”, comparou.

O diretor da Fundação acrescentou que os benefícios serão tão grande para a população, que “o prefeito Samuca fechasse a prefeitura pelos próximos 2 anos e não tomasse mais nenhuma decisão política, o seu mandato já estaria cumprido com sucesso”, comparou.

O primeiro convênio favorece o atendimento pelos estagiários de Odontologia na Unidade Básica de Saúde da Família em Três Poços, onde estão instalados três consultórios com equipamentos médicos odontológicos, pertencentes ao patrimônio da Fundação. As vagas de estágio fornecidas pelo município contemplarão os alunos do 8º período do Curso de Odontologia do UniFOA através do estágio supervisionado, com um profissional e três duplas de alunos.

O segundo convênio envolve a ampliação do atual cenário de concessão de estágio dos alunos matriculados nos Cursos de Medicina, Enfermagem de demais nas áreas de saúde, ministrados pela FOA/UniFOA junto aos complexos hospitalares do município que atendem pelo SUS(Sistema Único de Saúde). A ampliação do convênio abrangerá a concessão de estágios no Hospital Munir Rafful, Hospital São João Batista, e os recém adquiridos pela prefeitura, Hospital do Idoso, Casa de Saúde Santa Margarida, bem como as Unidades Básicas da Saúde da Família (UBSF), e os diversos ambulatórios e Centro de Atendimento Intermediário em Saúde (CAIS).

Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Gonçalves