Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é temas de reuniões

Três comissões de estudo foram montadas para aprovar as propostas para o poder público e sociedade

Nesta segunda-feira, dia 22, aconteceu no auditório da prefeitura de Volta Redonda, mais uma reunião para discutir propostas e ações em benefício de Pessoas Com Deficiência, abordando questões como o mercado de trabalho, escolaridade, lei de cotas, entre outros assuntos. Três grupos que levantarão propostas e ações começaram a desenvolver este trabalho.

O encontro teve a participação de representantes de várias secretarias municipais, como Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Ação Comunitária, Na Hora, Guarda Municipal, Transporte e Mobilidade Urbana, IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e entidades como CDL (Clube dos Diretores Lojistas),  Coopenia (Cooperados de Pessoas com Necessidades Especiais e Amigos). Segundo explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, um dos objetivos do trabalho é promover a integração de ações:

“Hoje há uma demanda no mercado de trabalho para PCD’s que não são atendidas. A reunião serviu para buscar propostas de aproximação das Pessoas com Deficiência do mercado de trabalho. Nós como fomentadores do tema, temos a missão de conscientizar e sensibilizar para a importância desta inclusão”, enfatizou Joselito.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, garantiu total apoio a iniciativa e às propostas que serão aprovadas nos próximos encontros: “Todas as boas ideias são bem-vindas, pois estamos falando de pessoas que merecem o nosso respeito e que possuem uma grande capacidade para estar no mercado. Parabenizo a todas as secretarias”, destacou Samuca Silva.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Física (CER III), a fisioterapeuta Polyana Mazielli, comentou sobre a reunião: “É muito importante para a sociedade fazer a inclusão dessas pessoas que tem deficiências físicas, visual e intelectual. Teremos, com certeza, muitas propostas a apresentar”.

O vereador pastor Washington Uchôa, que preside a comissão da Câmara que trata do assunto, comentou: “A leis que garantem o deficiente no mercado de trabalho existem. Este trabalho vai traduzir em ações do poder público, do governo municipal com o apoio do Legislativo e entidades para tornar a lei realidade no município. Isto é motivo de alegria para as pessoas deficientes, por uma condição de vida melhor”, destacou.

Três cadeirantes participaram deste encontro, André Luiz Caramez, 49 anos, Thiago Lopes, 35 anos, funcionário da SMTU que atua no Transporte Cidadão que garante a mobilidade para pessoas com deficiência, e Evani Fernandez da Coopenia.  A melhoria de rampas e do transporte coletivo para atender este público, ampliação de sinais sonoros nos pontos de travessia de pedestres já são algumas das reivindicações debatidas no encontro. A próxima reunião acontece na próxima terça-feira, dia 30, às 16h no auditório.

Afonso Gonçalves/ fotos de Evandro Freitas