Conselhos Municipais

Ações que contribuem para a sociedade avançar da Democracia Representativa para a Democracia Participativa

Paiva, por solicitação do prefeito Neto, está com a tarefa de externar o reconhecimento da administração municipal, quando à importância dos Conselhos Municipais, apoiando e procurando a todo momento dar condições do pleno desenvolvimento dos trabalhos.

“É importante a busca permanente de capacitação dos conselheiros, pois a contribuição, gratuita, na construção de políticas públicas e também na função de controle social tem sido fundamental para o crescimento social do município”, afirma Paiva. Para tanto, parte de sua equipe está voltada exclusivamente para este apoio, sendo que, no primeiro momento, foi necessário conhecer todos os conselhos, identificando os que estão em pleno funcionamento, os que estão esquecidos e até os que foram criados e nunca implantados.

O objetivo maior é dar publicidade aos trabalhos dos Conselhos Municipais e de que forma o cidadão possa integrar e participar da vida administrativa de sua cidade, aumentando assim a abrangência dos conselhos.

O Gabinete da Vice-prefeitura desenvolve um projeto de apoio aos Conselhos Municipais. Entre as ideias está a valorização dos conselhos por meio de capacitação para seus membros que atuam, principalmente, em duas frentes de trabalho. Manter contato direto com a população para conhecer e defender suas prioridades, dentro de cada setor da sociedade – Saúde, Educação, Direitos dos Idosos, Direitos da Criança e o Adolescente, Contra o Consumo de Drogas. Além disso, é papel do conselheiro a construção de políticas públicas voltadas para o setor de atuação e a cobrança de sua implantação.

“A boa atuação dos Conselhos Municipais é imprescindível para o desenvolvimento de uma política de participação popular e controle social”, afirma o vice-prefeito Paiva, que adotou a filosofia durante toda sua vida política.

PUBLICIDADE – Outro objetivo da equipe da vice-prefeitura é divulgar o trabalho dos conselheiros e a função de cada Conselho Municipal, apresentando ao cidadão a melhor forma de acesso aos serviços. A publicidade vai garantir transparência e aumentar a representatividade dos conselhos.

“Quanto mais acesso a população tiver aos conselhos, mas avançamos de uma Democracia Representativa para uma Democracia Participativa”, acredita Paiva.

Vice-Prefeitura de Volta Redonda
Av Paulo de Frontin, 590 - 15 andar - Ed. Plaza - Aterrado - Volta Redonda | CEP: 27213 270