Interessados podem se inscrever gratuitamente para a capacitação, marcada para quinta-feira (17) na sede do Sebrae-VR, no Aterrado

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Volta Redonda está com inscrições abertas para a palestra de capacitação de proprietários de pequenos negócios interessados em vender produtos ou serviços para as escolas da rede municipal de ensino, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SME). Marcada para a próxima quinta-feira (17), às 16h, na sede local do Sebrae (Avenida Paulo de Frontin, 463, no bairro Aterrado), ela terá o tema: "Como vender para as escolas do município através do PDDE", que é o Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo Federal, que destinou R$ 800 mil para as escolas municipais volta-redondenses agilizarem pequenas compras.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone (24) 3511-3738 ou pela internet por meio do link https://rj.loja.sebrae.com.br/palestra-como-vender-para-as-escolas-do-municipio-atraves-do-pdde-313476926.

Anteriormente, a capacitação – promovida pelo Sebrae Rio em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense – foi feita com os gestores de instituições de ensino de Volta Redonda, Barra do Piraí, Quatis, Pinheiral, Piraí, Vassouras, Resende e Rio Claro, que foram orientados sobre a gestão dos recursos a serem recebidos, o funcionamento do sistema, o que pode ser adquirido e prestação de contas, entre outros.

O Programa Dinheiro Direto na Escola transfere recursos federais diretamente para as escolas, com o objetivo de ampliar a participação dos fornecedores locais quando as instituições de ensino precisarem contratar serviços de pequenos reparos e manutenção de infraestrutura, assim como efetuar a compra direta de materiais de consumo, como itens de papelaria, e até mesmo bens permanentes, como equipamentos de informática e eletrodomésticos. Cada unidade escolar terá um valor à disposição, o que vai agilizar o processo.

Com as palestras, a expectativa é que a economia local seja movimentada por meio de adesão das Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas interessadas em novas oportunidades de negócios graças ao PDDE, que serão preparados e informados sobre como participar das compras escolares e fornecer produtos e serviços para as instituições de ensino.

Mais agilidade para compras e prestação de serviços

E como vai funcionar o PDDE? As escolas, quando precisarem adquirir um produto ou terem um serviço prestado, vão enviar um pedido de cotação para os fornecedores cadastrados e, assim, poderão realizar as compras com economia e maior agilidade que em uma licitação pública comum.

“A palestra será de suma importância para que os pequenos empresários e comerciantes tomem conhecimento do programa e sobre como participar. É uma iniciativa que, além de agilizar compras urgentes e de pequeno valor, vai ajudar a economia local”, afirmou o secretário municipal de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai.

Foto de reprodução – Secom/PMVR