Unidade da rede municipal, localizada no bairro Conforto, terá sua capacidade de atendimento ampliada

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, no bairro Conforto, em Volta Redonda, está com sua obra de reforma e ampliação 90% concluída, com as equipes atuando na fase de acabamento. Quando pronta, a unidade da Secretaria Municipal de Educação (SME) vai ampliar em quase 30% (mais de 100 alunos a mais), incluindo aumento no número de salas, novo refeitório com lavabo e pátio com áreas aberta e coberta. A faixa etária atendida será entre 3 e 5 anos (Maternal III e pré-escola).

De acordo com a empresa responsável pela obra, o projeto de reforma e ampliação contempla a divisão da unidade em três blocos, sendo que dois deles já existiam e passaram por reforma completa, e o terceiro foi construído, assim como o pavimento superior do segundo bloco, para ampliar o número de salas.

A fase atual da obra envolve serviços de acabamento como pintura. Toda a escola passa por reforma geral, incluindo novas paredes e construção de novos espaços, troca de pisos e revestimentos, substituição de portas, janelas e equipamentos dos banheiros.

Novas salas e ampliação da capacidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o CMEI Zilda Arns passará a contar com mais uma sala de aula, ampliando a capacidade de abrigar os alunos – atualmente são 286 crianças atendidas e o novo espaço poderá atender até 392. A escola também ganhará novas salas como a de Tecnologia e Inovação, além de espaços para guardar material pedagógico, depósitos, almoxarifado, entre outros. O CMEI receberá ainda novos brinquedos para o pátio.

Segundo a SME, todo o mobiliário da unidade já está sendo providenciado, incluindo, em cada sala de aula, armários de alvenaria para os professores, e pias para que os alunos possam realizar diversas atividades que envolvem tinta, massa de modelar e outros itens de material não estruturado e, assim, tenham um local para lavar as mãos.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, ressalta que as novas salas da escola são amplas, o que vai contribuir para a dinâmica da Educação Infantil, com trabalho diversificado e a utilização dos espaços para criar contextos e atividades do projeto coletivo da unidade e da turma.

“Essa é mais uma unidade que está sendo transformada para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Uma estrutura completa, nova e mais moderna, que vai proporcionar mais acolhimento aos alunos e melhores condições de trabalho para os profissionais da Educação”, afirma o secretário”.

O prefeito Antonio Francisco Neto lembra que as reformas em escolas estão acontecendo em várias unidades da rede municipal e que novos espaços estão sendo construídos para atender as demandas da população.

“Estamos construindo no bairro Voldac uma nova escola Hilton Rocha, mais moderna, para pessoas com deficiência visual; já temos em pleno funcionamento a creche Dauro Aragão, no Laranjal, com capacidade para 400 crianças. A Fevre está reformando o espaço da Academia da Vida, para acolher nossos alunos da Melhor Idade. São vários investimentos que temos o compromisso de cumprir para atender a população de Volta Redonda”, disse Neto.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It