Com apoio da prefeitura, esculturas que homenageiam os trabalhadores do município estão disponíveis para visitação até o dia 28 deste mês, na Biblioteca Parque

Os arigós de Volta Redonda alcançaram voos mais altos. É que as peças produzidas pelos artistas da cidade estão sendo expostas na galeria de arte da Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro. As escultas (técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas) estão aliadas ao conceito do Arigó, sendo popularmente utilizado para definir os trabalhadores que migraram de outras regiões do Brasil para a construção da Usina Presidente Vargas.

As peças da mostra “Arigó Parade” trazem a identidade artística de cada participante e podem ser conferidas até o dia 28 de outubro, das 10h às 17h, com entrada gratuita. O projeto faz parte de uma parceria realizada entre a Fundação CSN e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

De acordo com o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, a mostra tem grande importância pelo fato de divulgar a identidade cultural de Volta Redonda para além das nossas fronteiras.

“Pela primeira vez a arte urbana da nossa cidade ganha uma exposição coletiva em um dos espaços mais nobres do Rio de Janeiro, e que recebe visitação de pessoas de diversas partes do mundo”, comentou o secretário municipal.

‘Conceito e exposição’

A definição de “Arigó” é representada de forma simbólica por um pássaro migratório que, apesar de não ter forma definida, configura a ideia de ser um pássaro que voa para longe em busca de qualidade de vida.

As peças expostas na mostra foram confeccionadas pelo escultor Hugo Krüger e grafitadas pelos artistas de Volta Redonda Guilherme Kozlowski, Hayala Garcia, Eduarda Aquino, Lud Vilarinhos, Jader Mattos, R. Faria, Tommy e Wendel Dias.

Serviço

A exposição "Arigó Parade" pode ser vista até o dia 28 de outubro, das 10h às 17h, na Galeria da Biblioteca Parque, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1.261, Centro – Rio de Janeiro.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.