Abertura reuniu 360 crianças nesta quarta-feira, 26, no Parque Aquático Municipal; projeto conta com patrocínio da CSN por meio da Lei Federal de incentivo ao Esporte, com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, o projeto social “Nadando com Thiago Pereira” foi aberto oficialmente no Parque Aquático Municipal, em Volta Redonda. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com o objetivo de ensinar a prática de natação sem preparo para alto rendimento. Nesta temporada, 360 alunos do município foram inscritos, e as aulas iniciadas em maio deste ano no próprio Parque Aquático têm a duração de seis meses.

O “Nadando com Thiago Pereira” começou em 2022, e, desde então, conta com o patrocínio da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) por meio da Lei Federal de incentivo ao Esporte, com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Durante a abertura, os alunos receberam das mãos do idealizador do projeto, o ex-atleta Thiago Pereira, o novo kit uniforme, com camiseta, toca, óculos, sunga para meninos e maiô para as meninas.

“Desde criança sou um adepto do esporte, que é uma ferramenta para a educação e saúde, pois a prática nos ensina sobre ganhar e perder e também sobre conquistar nossos objetivos. Eu nasci em Volta Redonda e, por isso, estamos pelo terceiro ano realizando o projeto no município, mas futuramente pretendemos ampliar o ‘Nadando com Thiago Pereira’ para outros estados do Brasil, aumentando o número de crianças e de parceiros, porque sozinhos não construímos nada. Agradeço imensamente à prefeitura, à CSN e à Fundação CSN pela parceria desde o início desse sonho”, disse Thiago Pereira.

Representando o prefeito Antonio Francisco Neto, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, citou a alegria em anunciar a nova temporada do projeto e agradeceu a todos os envolvidos.

“É com a maior alegria do mundo que estou aqui hoje. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer ao prefeito Neto e a todos os nossos funcionários da Smel por acreditarem no projeto ‘Nadando com Thiago Pereira’, que tem a proposta de ensinar a natação com intuito de combater o afogamento infantil – segunda maior causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. O projeto também viabiliza o esporte como qualidade de vida, construindo memórias afetivas. Meu filho Thiago, tenho muito orgulho de você por esse grande projeto, que segue ajudando centenas de crianças da nossa cidade”, destacou a secretária.

Prática saudável

A aluna Maria Júlia Hott Dias, de 7 anos, moradora do bairro Belo Horizonte, está participando pela primeira vez do projeto. Acompanhada da sua mãe, ela comentou que está amando as aulas de natação, e sua prática preferida é nadar de costas e com prancha. “É muito legal nadar, eu sabia mais ou menos, só que aqui estou aprendendo de verdade com os professores. Além de nadar, estou fazendo novos amigos, e o que eu mais gosto é a piscina olímpica”, comentou Maria Júlia.

O diretor-geral da Fundação CSN, André Isnard, ressaltou a admiração pelo projeto “Nadando com Thiago Pereira” e comemorou a parceria. “Nós trabalhamos de braços dados realizando projetos de esporte e cultura em Volta Redonda, e estamos celebrando a terceira turma do ‘Nadando com Thiago Pereira’. Esse projeto traz segurança para as crianças saberem nadar; isso é mais do que prevenção, pois elas aprendem outras coisas fundamentais para a vida através do esporte. Esse projeto será sensacional na vida de cada aluno” falou André.

O projeto

Thiago Machado Vilela Pereira é um ex-nadador brasileiro, maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012. “Nadando com Thiago Pereira” é a concretização de um sonho antigo de Thiago: realizar um projeto social na cidade que nasceu e cresceu, a cidade do aço.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.