Termo de cooperação técnica entre governos, para implantação do SEI-RJ na cidade, por meio do Programa RJ Digital Municípios, foi assinado pelo prefeito Neto e terá coordenação da Seplag

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, assinou na manhã desta sexta-feira (21), em seu gabinete, o acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado para implantação na cidade do Sistema Eletrônico de Informações do Rio de Janeiro (SEI-RJ), através do Programa RJ Digital Municípios. A ação, com foco na digitalização, tem o objetivo de desburocratizar a gestão pública e facilitar a vida da população.

“Esse é o reconhecimento de um trabalho forte que desenvolvemos, em parceria com o Governo do Estado, para tornar Volta Redonda mais moderna e funcional. Ficamos felizes de ver que nossa cidade está fazendo sua parte na missão de tornar o Estado do Rio 100% digital. Gostaria de parabenizar nossa equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) e todos os envolvidos na certeza de que quem ganha na ponta final é a população”, ressaltou Neto.

O secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, falou sobre essa parceria durante a cerimônia de assinatura do acordo: “O Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do país. Temos trabalhado intensamente na digitalização do estado e a implantação da solução será uma verdadeira transformação na gestão de Volta Redonda. O RJ Digital Municípios vem promovendo diversas ações como capacitações e oficinas”.

Além de secretários e gestores municipais, também participaram da cerimônia o deputado estadual Munir Neto; o secretário de Estado de Esportes, Rafael Picciani; o presidente do Proderj (Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Flávio Rodrigues; e Mariana Meirelles, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), parceiro na implantação do Programa RJ Digital Municípios no estado.

Economia, agilidade, transparência e celeridade aos processos

A implantação do SEI-RJ em Volta Redonda é coordenada pela Seplag e possibilitará que ações da prefeitura como, por exemplo, tramitação de memorandos, ofícios e licitações, sejam realizadas de forma digital. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, a nova solução dará mais agilidade, transparência, eficiência e celeridade aos processos. A substituição do papel também confere mais segurança e confiabilidade nos dados transmitidos e permitirá consultas mais ágeis e eficazes, além de melhor controle de prazos.

“Agradeço ao prefeito Neto por ter abraçado mais essa iniciativa e ao Governo do Estado pela parceria. Volta Redonda vai avançar muito na questão de digitalização de processos e quem ganha é a população, que contará com serviços mais ágeis e eficientes”, afirmou a secretária municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto.

De acordo com o Governo do Estado, o SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e mais de 50% das cidades do estado já aderiram ao Programa RJ Digital Municípios.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.