Crianças de 1 a 4 anos devem receber a dose de reforço até 29 de junho em oito unidades básicas de saúde do município

Volta Redonda recebeu na tarde desta segunda-feira (27), 4.800 doses da vacina contra a Poliomielite. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início nesta terça-feira, dia 28, a campanha de vacinação contra a doença que também é conhecida como paralisia infantil. O público-alvo será crianças de 1 a 4 anos de idade.

Os pais ou responsáveis devem levar a criança em uma das oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs), que estão centralizando a aplicação, sendo elas: Conforto, Jardim Paraíba e Vila Brasília, com atendimento das 08h às 16h; Siderlândia, São Geraldo, Vila Mury, Santa Cruz e Volta Grande, das 8h às 18h.

A meta do município é imunizar 11.032 crianças desta faixa etária até o dia 29 de junho, com o objetivo de reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus. Para o atendimento é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) da criança.

“Mesmo a criança que já tenha o esquema vacinal completo, ainda assim, se faz necessário a dose de reforço contra a Poliomielite. Por isso, pais ou responsáveis leve o quanto antes a sua criança até a unidade básica de saúde mais próxima de casa para se vacinar”, recomenda o médico de saúde da família e sanitarista, Carlos Vasconcellos.

A doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Os casos da doença diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.

Fotos de arquivo – Secom/PMVR.