Atividade acontece no Estádio da Cidadania e faz parte das Práticas Integrativas e Complementares do SUS

Os pacientes diagnosticados com fibromialgia em Volta Redonda estão tendo nas aulas gratuitas de yoga da Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um grande aliado na busca por mais qualidade de vida. A atividade faz parte das Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Sistema Único de Saúde) e são realizadas às sextas-feiras, às 10h30, no Estádio da Cidadania, no bairro Aterrado.

Aluna da turma há dois anos, Tânia Maria de Souza, de 57 anos, moradora do bairro Jardim Belmonte, destaca que a yoga a está ajudando de diferentes maneiras.

“Na postura, no foco, equilíbrio e, principalmente, nas dores com os alongamentos. Posso afirmar que minhas dores diminuíram em 80%. Juntamente com a yoga faço pilates, tenho acompanhamento com canabidiol, e isso tudo está me ajudando a melhorar a qualidade de vida, tanto física como mental”, afirmou.

Moradora do bairro Vila Mury, Márcia Ribeiro, de 63 anos, é aluna de yoga há três anos. Ela destaca que a prática vem ajudando muito no seu dia a dia e a sua qualidade de vida também aumentou em 80%.

“Antes, tinha mais dificuldade nos movimentos por conta do meu problema sério no joelho, e a yoga vem me ajudando ao longo desse tempo e hoje me sinto 80% melhor, mais recuperada”, ressaltou.

Márcia também é responsável pelo encerramento das aulas de yoga no Estádio da Cidadania, quando acontece um momento de “musicoterapia”. Acompanhada do seu violão, ela toca uma música para a turma, que aproveita o momento para meditar e curtir o som.

“Começou naturalmente e depois foi se tornando cada vez mais frequente, com os alunos pedindo este momento, porque envolve emoção, sentimento, e também colocamos em prática o que foi dado na aula”, explicou.

Corpo e mente

As aulas de yoga no Estádio da Cidadania são ministradas pela instrutora, Olga Thereza, há cerca de quatro anos. Ela destaca que a atividade milenar possibilita trabalhar com o corpo e a mente, trazendo benefícios para todas as patologias e doenças estruturais, principalmente respiratórias.

“A yoga é uma filosofia, um estilo de vida com incontáveis benefícios físicos e mentais para os praticantes. Contribui para a diminuição das dores, aumento da qualidade de vida, traz segurança e o autoconhecimento de como você se conduz com a vida”, ressaltou.

Dentro das Práticas Integrativas e Complementares, juntamente com a prática da yoga, Olga ressalta que os alunos também têm acesso a outros serviços, também disponibilizados pela Prefeitura, que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

“A fibromialgia é uma patologia específica, uma doença autoimune, e as pessoas que praticam a yoga fazem também terapia comunitária, acupuntura, passam por todo um processo, os atendimentos comuns, para auxiliar nesta qualidade de vida, porque a patologia existe, mas a qualidade de vida, a autonomia, isso é imprescindível ao cidadão”, disse.

Outros locais

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio de uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Esporte e Lazer (Smel), também oferece aulas gratuitas de yoga nos ginásios poliesportivos dos bairros São Geraldo, às quintas-feiras, durante todo o dia; Três Poços, na parte da manhã; e Santa Cruz, à tarde. A atividade também é ministrada pela instrutora Olga Thereza e os interessados devem procurar a professora no dia e local desejado para fazer a matrícula.

Secom/PMVR.