Abertura do evento, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer” foi nessa sexta-feira (7)

Cerca de 200 pessoas participaram da abertura da 1ª Conferência Municipal e Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (7) no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), em Volta Redonda. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu trabalhadores, usuários e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) dos municípios que compõem a região do Médio Paraíba.

A conferência vai debater até sábado (8) a temática proposta pela 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES): “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. O objetivo é a valorização dos trabalhadores do SUS, dando visibilidade a esses profissionais, bem como à luta por seus direitos e realização no trabalho, reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer, atendendo às necessidades da população usuária.

A secretária de Saúde de Volta Redonda e presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e da Assembleia de Gestores do Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), Maria da Conceição de Souza Rocha, reforçou que o evento considera ainda a Política Nacional de Educação Permanente (Pneps).

“Entendemos que são necessários diálogos constantes entre os atores envolvidos no quadrilátero ensino, serviço, gestão e controle social para realizar a atenção à saúde de forma mais integrada, eficiente e equitativa, no sentido de atender às necessidades vigentes do SUS, a maior escola de saúde do mundo”, disse Conceição, reforçando que entre as pautas de discussão deve estar a questão do vínculo trabalhista e da formação específica de profissionais voltados para atender ao SUS.

A coordenadora de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Justo, falou em avanços e desafios. “A discussão com todos os atores que fazem o SUS acontecer é fundamental para vencermos os desafios do dia a dia no SUS e, com certeza, a questão do vínculo é um tema a ser abordado para evitar a rotatividade dos profissionais”, concordou.

“Fiz questão de estar presente na abertura desse evento. É muito importante a valorização dos profissionais que atuam no SUS e discutir de forma participativa e gestão do trabalho com respeito aos trabalhadores. Esse é um grande passo para garantir atenção mais eficiente ao usuário”, reforçou a superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Diogo Braga, a Cida Diogo.

Também participaram da mesa de abertura da conferência a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria do Carmo Carbogim, a Carminha; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Daniele Moreti, que estava com o representante regional do conselho, Jayme Filho; a presidente da Comissão Intergestores Regional (CIR), Sônia Regina de Paula; a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Joseane Aparecida Duarte; a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos do Centro Universitário Geraldo Di Biase, Elisa Ferreira Silva de Alcântara; e o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado.

Logo após à abertura oficial da conferência, que contou com apresentação do músico Ramon Santana, foi composta a mesa de profissionais para debater o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”.

Para tratar sobre o tema proposto foram convidados a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Joseane Aparecida Duarte; e Sueli Batista de Almeida, que é médica e atualmente exerce a função de diretora presidente da Fundação Estatal de Atenção Básica e Ambulatorial Especializada de Volta Redonda.

Neste sábado (8), pela manhã, o evento propõe a discussão do tema da conferência sob três eixos temáticos: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”; e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

Na parte da tarde, serão ofertados espaços para a troca de experiências e práticas integrativas e complementares para cuidar dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS. Haverá exposição de experiências exitosas de ensino, pesquisa e extensão oriundas da integração ensino, serviço e comunidade e de artesanatos e outros produtos desenvolvidos nas oficinas terapêuticas, de arte, cultura, geração de renda e economia solidária.

No espaço “Cuidando de quem Cuida” serão oferecidas Práticas Integrativas Complementares em saúde para os conferencistas. Durante todo o dia será oferecida degustação de chás medicinais, Reiki, Atenção plena (Mindfulness), Auriculoterapia, Reflexologia, Orientações sobre plantas medicinais e Farmácia Viva, Vivência em Terapia Comunitária Integrativa, Auriculoterapia e Reflexologia.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.