Através do projeto ‘Revi-VER’ da prefeitura mais 640 procedimentos serão realizados nesta semana, entre os dias 11 e 14 de junho

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, dia 11, mais uma fase do programa “Revi-VER”, que oferta cirurgias de catarata para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Esta semana os procedimentos serão realizados entre os dias 11 e 14 de junho. A previsão é que 640 procedimentos sejam realizados nesses dias.

Ao longo desta nova etapa do “Revi-VER” também serão realizados 300 atendimentos de YAG laser, popularmente conhecidos como “limpeza da lente”, necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata, além de 600 consultas de biometria. Desde que o projeto foi implantado, em 2021, já foram realizadas cerca de 16 mil cirurgias.

Além de promover cirurgias de catarata, os pacientes também são submetidos a um acompanhamento pós-operatório. Esta semana serão realizadas também 140 revisões dos procedimentos efetivados nos últimos de 30 dias. As cirurgias são realizadas um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado, estacionado na Ilha São João.

’Projeto Revi-VER’

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) da Atenção Primária mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.

Fotos de divulgação – Secom PMVR.