Procedimentos ortopédicos e urológicos realizados entre quinta-feira (13) e sábado (15) beneficiaram mais de 20 pessoas

O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, realizou no último final de semana – aproveitando o feriado prolongado de Santo Antônio, na última quinta-feira – mais um mutirão de cirurgias. No total, foram realizadas 15 cirurgias ortopédicas, sob a responsabilidade dos médicos Túlio Coimbra, Rafael Coelho, Paulo Henrique e Raphael Marchitto; e outras seis cirurgias de urologia com o Dr. Marcos Augusto. Todos os procedimentos foram realizados entre quinta e sábado (15).

O diretor-médico do São João Batista, Flávio Reis, destacou que os mutirões ajudam a manter a agenda de cirurgias eletivas e deixar a estrutura da unidade a postos para os casos de emergência.

“Estamos sempre em busca de aumentar a oferta de cirurgias para a população, e é um objetivo que temos alcançado nos últimos três anos”, afirmou.

Dentre as cirurgias de ortopedia realizadas estão artroscopia de joelho; osteossíntese de fratura na tíbia direita; osteossíntese de fratura de tornozelo esquerdo; tratamento cirúrgico de lesão de tendão calcâneo direito; osteossíntese de fratura em colo de fêmur direito; osteossíntese de fratura do côndilo lateral fêmur esquerdo; osteossíntese de fratura/luxação acrômio clavicular direita e esquerda; osteossíntese de fratura de olécrano esquerdo; e osteossíntese de fratura do colo do úmero esquerdo.

Já na urologia, foram realizadas as cirurgias de ureterolitotripsia flexível a laser com implante de cateter Duplo J e Duplo J Bilateral. Os 21 procedimentos beneficiaram homens e mulheres com idades de 21 a 81 anos

“Quando voltamos à Prefeitura, em 2021, o São João Batista corria o risco de fechar as portas. Recuperamos a unidade nesses três anos, que está passando ainda por ampliação, e só podemos agradecer às nossas equipes por esses mutirões de cirurgias”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR