Programa tem como objetivo a estruturação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores em estágio inicial

 

O espaço “Vírgula, Hub de Inovação” de Volta Redonda, no Shopping Park Sul, lançou nesta terça-feira, dia 4,a chamada de pré-aceleração de startups. A iniciativa visa incentivar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em estágio inicial. Os interessados em se cadastrar para o programa devem fazer sua inscrição no link: bit.ly/pre-aceleracaodestartups.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré, destacou o papel do Vírgula para o empreendedorismo inovador.

“O Vírgula fornece ferramentas fundamentais para o empreendedor em sua jornada rumo à expansão de seus negócios. Eu tenho uma boa ideia e você tem o recurso para investir na minha boa ideia, esse é o papel do Vírgula, fazer essa conexão. Essa fase de pré-aceleração é um estágio primordial para o objetivo de sucesso de uma startup”, afirmou Sodré.

Havendo a inscrição de mais de um projeto com o mesmo CPF, valerá a proposta mais recente, sendo invalidada(s) a(s) anterior(es). Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no WhatsApp (24) 98151-0445.

O processo

Na fase de pré-aceleração é trabalhada a capacitação dos empreendedores para que possam colocar suas ideias no mercado de forma rápida e eficiente. O objetivo desta etapa é transformar ideias inovadoras em negócios de alto impacto através de uma metodologia de capacitação intensiva, ou seja, o empreendedor pessoa física poderá se capacitar tecnicamente, além de estruturar e amadurecer sua solução para um problema de mercado por meio de capacitações, experimentos e orientação da equipe do Vírgula e dos seus parceiros. A pré-aceleração prepara a startup para o sucesso e para as etapas seguintes de aceleração e residência.

Essa é a fase na qual os candidatos conhecem os conceitos e práticas de Lean Startup para a identificação adequada de uma oportunidade de mercado e a proposição de uma solução em termos de tecnologia e modelagem de negócio para o aproveitamento da oportunidade. O programa, nesta modalidade, é composto pelas seguintes etapas: cadastramento em resposta a chamada; seleção (homologação da documentação e avaliação do pré-projeto); divulgação dos habilitados para a pré-aceleração; reunião de abertura; capacitação online; Demo Day (dia da apresentação do projeto).

Todas as etapas acima são eliminatórias. Os empreendedores individuais ou grupos de empreendedores que completarem o processo receberão um certificado de participação emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do projeto de extensão Vírgula Startups.

Foto: Divulgação.
Secom/PMVR.

Pin It