Secretária Glória Amorim comenta ações fundamentais que devem ser assumidas como compromisso por todos

Junho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e, em razão das ações que acontecem durante esse período, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda lembra que a defesa e preservação do meio ambiente para a atual e novas gerações é política de direitos humanos.

Através da pasta de Promoção dos Direitos Humanos, a SMDH destaca que a construção de políticas públicas ambientais para o bem estar da comunidade é compromisso que deve ser assumido por todas as pessoas em preservar os rios e mares, as florestas, a terra e o ar.

“Mas que um dia para celebrar, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos convoca a agir: plante uma muda de árvore e zele pelo crescimento dela. Você, com um simples ato, vai contribuir para purificar o ar que precisa para respirar melhor. O desenvolvimento sustentável, sem poluição, não pode mais esperar”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim.

De acordo com a SMDH, os gestores públicos municipais, estaduais e federais sabem que os recursos naturais precisam de políticas públicas fortes que assegurem total proteção. “Ou estaremos condenados a doenças graves, vidas curtas e trágicas, num ambiente que passa por graves crises climáticas, obrigando que as cidades sejam mais fortes, resilientes no enfrentamento ao aquecimento do planeta”, disse a secretária, lembrando que viver sem poluição é um direito previsto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).

O posicionamento da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos detalha algumas ações fundamentais que se traduzem em políticas públicas municipais, como: não deixar ocupar as margens dos rios e áreas verdes; proteger as nascentes de água potável; ampliar o plantio de árvores nativas; reflorestar e preservar as matas e florestas; monitorar o ar que respiramos; ampliar o ensino sobre a educação ambiental nas escolas, a partir da educação infantil; reduzir a geração de resíduos; reforçar a reciclagem doméstica e comercial, e destinar corretamente para as cooperativas de catadores.

“O governo municipal conseguiu recentemente, junto ao governo estadual, a limpeza de rios e córregos como medida preventiva contra as enchentes. O presente e o futuro dependem também da nossa atuação em preservar, fiscalizar e denunciar os infratores, em usar a nossa inteligência para manter um ambiente limpo, saudável, sem nenhum tipo de poluição que afete a saúde pública”, concluiu Glória Amorim.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR