Evento aconteceu no Museu da República em Brasília com mesas de debates para enfrentar a violência de gênero e desenvolver políticas públicas

A abertura oficial do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres contou com a presença da Prefeitura de Volta Redonda, através da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) do município, Juliana Rodrigues, que representou a secretária municipal Glória Amorim. O evento aconteceu na última semana, no Museu da República, em Brasília, e teve a participação das ministras de Estado, Cida Gonçalves, das Mulheres; Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Climas; e Ana Carla Lopes, ministra substituta de Turismo; além de outras autoridades.

As mesas de debates focaram os seguintes temas: Ampliando a participação da mulher nos espaços de poder e decisão (Mesa 1); Impacto do orçamento nas políticas públicas para as mulheres (Mesa 2); Apresentação das experiências sobre boas práticas de políticas para mulheres nos estados (Mesa 3); Estratégias de Integração e Articulação de Políticas para Mulheres, Participação e Controle Social (Mesa 4). No início houve a assinatura do Protocolo entre o Ministério das Mulheres e Ministério do Meio Ambiente e Mudança dos Climas para dialogar sobre clima, justiça climática e maior participação das mulheres nas políticas ambientais.

Juliana Rodrigues ressaltou a importância da participação do município no fórum. "Foi um momento de muito diálogo e troca, de abordar a necessidade de destinação de recursos, atuação transversal, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e a existência de organismos de políticas para mulheres. É necessário consolidar o entendimento que cuidar das políticas para mulheres é cuidar de toda a sociedade, é mudar a realidade social", falou.

Durante o evento, foi comunicada ainda a previsão da V Conferência Nacional de Políticas para Mulheres ocorrer no ano de 2025. O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM foi eleito recentemente e tomará posse nos próximos dias, após, uma das primeiras deliberações será sobre a composição da Comissão Organizadora da Conferência e posterior definição do calendário para a realização das Conferências Municipais, Estaduais e a Nacional. “Volta Redonda, certamente, vai participar desse processo”, reforçou Juliana.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.