Movimento em defesa das águas do Médio Paraíba acontecerá no dia 9 de junho (domingo) e inscrições podem ser feitas a partir deste sábado (1/6)

A cidade de Volta Redonda irá receber no dia 9 de junho, domingo, a 4ª edição do “Pedal Pelas Águas”. O movimento esportivo em defesa das águas da região do Médio Paraíba é promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e pelo Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul. Os ciclistas interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente a partir deste sábado, dia 1º, até quarta-feira (5), no link https://bit.ly/4ºPedalDasÁguasVR.

As inscrições são limitadas e os inscritos ganharão camisas personalizadas do evento, em tamanhos adulto e infantil, que deverão ser retiradas na sede da SMMA, na Avenida 7 de Setembro, número 7, loja, 7, Aterrado.

A saída do “Pedal das Águas” será no bairro Aero Clube, às 9h, ao lado dos campos do Centro de Treinamento Oscar Cardoso. Antes do início do pedal, também serão realizados dois eventos: às 8h, ocorrerá uma caminhada com a Melhor Idade; e às 8h30, terá uma leve corrida com os integrantes do programa Viva a Vida.

“É uma ótima oportunidade para todos os ciclistas e grupos de pedal da cidade se unirem em uma atividade física que está atrelada à saúde, bem-estar e conscientização ambiental. O ‘Pedal das Águas’ é sempre um evento muito marcante, especial e espero que todos participem deste movimento muito importante em prol do meio ambiente”, convidou o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo.

O “Pedal das Águas” conta também com o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Ordem Pública (Semop), por meio da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).

Conscientização

O “Pedal das Águas”, organizado pelo Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul, em parceria com as prefeituras do Médio Paraíba, tem como objetivo estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais (principalmente a água) de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por famílias e amigos.

O passeio pretende sensibilizar todas as pessoas que acreditam que o cuidado para com o meio ambiente é uma responsabilidade e oportunidade de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do poder público.

Dicas para os ciclistas

A organização do “Pedal das Águas” preparou algumas dicas para os ciclistas que forem participar do evento, para que não ocorra nenhum imprevisto e possam aproveitar da melhor maneira o pedal. Confira:

- Faça uma revisão nos freios, pneus e correntes de sua bike;
- Faça um bom alongamento antes e depois do passeio;
- Capriche em uma boa alimentação, incluindo frutas, barras de cereal e carboidratos;
- Use roupas e tênis confortáveis, sem esquecer os equipamentos de segurança e solar;
- Lembre-se de se hidratar durante todo o percurso.

Secom/PMVR