Programação teve início nesta segunda-feira (3) no Zoológico Municipal e vai prosseguir até o próximo domingo (9)

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), iniciou nesta segunda-feira (3) a programação em celebração à Semana do Meio Ambiente, que prossegue até o próximo domingo (9). O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo ano em 5 de junho. Para esta segunda, estava programada para a manhã uma palestra e oficina de pintura no Zoológico Municipal (Zoo-VR).

Na terça-feira (4), a programação terá uma trilha na Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) da Floresta da Cicuta; para a quarta-feira (5), o Zoo-VR terá pela manhã, às 9h, plantio com crianças PCDs (Pessoas com Deficiência) e oficinas a partir das 13h. Mais tarde, às 18h30, será realizado o “Fórum Mesa Volta Redonda: A questão ambiental no Sul Fluminense”, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda – responsável pela organização do evento. Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, dará uma palestra com o tema “Ações para controle ambiental em Volta Redonda”.

Na quinta-feira (6), a UFF (Universidade Federal Fluminense) promove a partir das 8h o Seminário de Meio Ambiente e Direito, com a realização de diversas palestras, e do qual a equipe da SMMA participará como convidada. Na sexta-feira (7), a programação terá como atração uma visita guiada ao Zoológico Municipal, marcada para as nove da manhã.

O último dia da Semana do Meio Ambiente será no domingo, e as atividades começarão bem cedo. Em parceria com o Comitê de Bacias do Médio Paraíba e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Esporte e Lazer (Smel) e de Saúde (SMS), além da Guarda Municipal (GMVR), a SMMA organiza a partir das 7h30 o (Pedal, Caminhada e Corrida pelas Águas) na Avenida Almirante Adalberto Nunes, a Beira-Rio.

A programação será encerrada na Ilha São João, onde acontece a partir das 9h a feira de adoção “Família Animal”, além da “Caminhada do Amicão”.

“No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e essa data serve para despertar e conscientizar a população a respeito da importância de preservar os recursos naturais. As ações serão desenvolvidas com alunos de algumas escolas regulares, alunos especiais e um público diversificado, envolvendo a terceira idade e ciclistas, dentre outros”, disse o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Anderson Silva de Azevedo.

Secom/PMVR