Encontro do Youth20 acontecerá no dia 25 de junho, das 8h às 14h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., e para participar basta se inscrever pela internet

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda (CoordJuvVR) abriu as inscrições para o evento do G20 Brasil na cidade. O encontro do Youth20 (Y20) – Grupo de Engajamento de Juventude, vinculado ao G20 Social – acontecerá no dia 25 de junho, das 8h às 14h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pela internet, no link: bit.ly/Youth20VoltaRedonda.

O evento é fruto de um projeto da CoordJuvVR, em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), escolhido pelo Y20 para fazer parte de um dos 30 “Diálogos Regionais” que serão realizados em todo o país neste ano, e nele serão debatidos cinco temas: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, explica que o objetivo dos encontros do Y20 é encaminhar recomendações que surgirem nas discussões que acontecem em todo o país. Com estes relatórios, o Brasil vai elaborar uma declaração oficial a ser apresentada pela delegação brasileira aos representantes do G20.

“A Prefeitura de Volta Redonda vem reforçando que a juventude é o presente e o futuro de nossa cidade e, claro, também do Brasil. Ter nossa juventude no centro das discussões, participando ativamente do Y20, que é um dos 12 grupos mais antigos do G20 e de maior atuação e engajamento, e oportunizando que nossa voz chegue aos delegados brasileiros, é de uma importância histórica para a participação e o protagonismo das juventudes da nossa cidade”, comemorou a coordenadora.

Por meio de edital, foram selecionados 30 eventos a comporem o cronograma do G20. Volta Redonda foi um dos três municípios do Estado do Rio selecionados, juntamente com a capital Rio de Janeiro e Búzios. Também foram escolhidos projetos de Recife-PE, Salvador-BA, Belém-PA, São Paulo-SP, Natal-RN, Teresina-PI, Região Metropolitana do Espirito Santo, Belo Horizonte-MG, Guarulhos-SP, Fortaleza-CE, Marituba-PA, Uberlândia-MG, Curitiba-PR, Goiás-MG e Brasília-DF.

Etapas prévias

O projeto da CoordJuvVR e do UniFOA escolhido para participar do Y20 prevê algumas ações prévias até o evento principal, que acontecerá no dia 25 de junho. A primeira atividade aconteceu nesta quinta-feira, dia 6, quando 25 jovens, entre eles estudantes de escolas públicas do município e universitários do UniFOA e da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda (UFF-VR), visitaram a Casa G20 no Rio de Janeiro, acompanhados da Superintendência de Juventude do Estado do Rio de Janeiro.

Já do dia 17 ao dia 25 de junho, em parceria com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), o UniFOA, a UFF-VR, e o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), além de diversas escolas municipais e estaduais, serão realizadas oficinas de mobilizações descentralizadas nas escolas e faculdades da cidade.

“Receber o evento do G20 no Brasil é um momento único para Volta Redonda. Uma oportunidade para nossa juventude ser protagonista em um debate que discutirá temas que afetam nossa cidade, o Brasil e o mundo. Parabéns a Larissa, a toda a equipe da Coordenadoria da Juventude e ao UniFOA pelo projeto”, destacou o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.

Evento internacional

O G20, ou Grupo dos 20, é formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990, cumpre um papel determinante para a geopolítica mundial, concentrando cerca de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) Mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial.

Já o Youth 20 é um Grupo de Engajamento de Juventude, vinculado ao G20 Social, que nasceu em 2010, em Vancouver, no Canadá, e é realizado em todos os países que recebem o G20. O Y20 tem como objetivo democratizar não somente os debates, mas também os processos.

Secom/PMVR.