Rampa de descida vai desafogar fluxo de veículos que passam pelo Aterrado em direção a outros bairros. Obras de viaduto no Voldac e ponte sobre o rio também avançam
A construção da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, avançou mais uma etapa nesta segunda-feira (11), quando as equipes içaram as vigas metálicas que vão compor os vãos P2 e P3, além da finalização da concretarem de um dos lados do guarda-roda na rampa de descida. A nova alça integra a série de obras de engenharia que estão em andamento na cidade, através do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, executado em parceria com o Governo do Estado.
“Quando concluída, essa alça vai dar acesso à Avenida do Canal (Avenida Mário César Di Biase) e vai desafogar o fluxo de veículos que passam pelo Aterrado em direção a outros bairros. Será um dos legados do Plano de Mobilidade para a população”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Em paralelo à construção da alça, a empresa responsável pela obra do viaduto ligando os bairros Voldac e Niterói também segue a todo vapor. Nesta semana as equipes que atuam no local estão iniciando a escavação para execução da laje de transição das rampas de descida; e efetuando a desmontagem do escoramento do vão P2/P3.
O novo viaduto vai melhor a fluidez do trânsito no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo, e, por consequência, para os condutores que seguem em direção ao Voldac, Niterói e Retiro.
Ponte
Outra importante obra do Plano de Mobilidade Urbana em andamento é a construção da ponte que vai ligar o Aterrado (Fórum) ao bairro Aero Clube (Kartódromo). No lado da obra que acontece próximo ao Fórum, os serviços envolvem a preparação para concretagem da rampa de subida; o início do escoramento das lajes da passarela; e a retirada do escoramento da viga de concreto do apoio P2.
Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado ao Aero Clube, dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.
O prefeito Neto lembrou que essas e outras grandes obras e intervenções urbanas estão sendo executadas em Volta Redonda com investimento do governo estadual em torno de R$ 140 milhões.
“Gratidão não prescreve e Volta Redonda é grata ao governador Cláudio Castro por mais essa parceria que ficará como um legado para a nossa população. Vai transformar a mobilidade da nossa cidade, melhorando e muito o dia a dia de quem mora e de quem visita Volta Redonda”, destacou o prefeito.
Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.