Em março, equipe realizou visitas programadas a instituições e aos locais de atividades das secretarias de Esporte e Lazer e Ação Comunitária

A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda iniciou o acompanhamento de mais sete casos em março, sendo quatro homens e três mulheres que sofreram com violações aos seus direitos, com idades variando entre 60 e 89 anos. O serviço especializado também realizou visitas a instituições de acolhimento de longa permanência e aos locais de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac).

Dos casos novos, 71% tiverem origem espontânea; 14% foram oriundos do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NUAI), que funciona na 93ª DP (Delegacia de Polícia), no bairro Aterrado, e outros 15% foram através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Depois do primeiro contato, os casos foram encaminhados à Patrulha para que o acompanhamento tivesse início de imediato.

Entre as supostas infrações cometidas contra os idosos em março estão: violência psicológica (21%); abandono (21%); abuso financeiro (14%); negligência (14%), entre outros. Todas estão sendo investigadas. Além disso, foram feitas visitas aos assistidos (24); rondas a instituições do município (37); contatos do NUAI com os idosos (33) e ligações da Patrulha aos assistidos (20).

“O serviço é composto por um efetivo especializado que foi capacitado para dar a assistência necessária a essa parcela vulnerável da sociedade. Todo o atendimento é feito com pessoalidade e pode ser acionado através de um grupo de whatsapp, que agiliza o trabalho”, frisou o secretário Municipal de Ordem Púbica (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Foto: Cedida pela Semop/PMVR