Projeto é um curso pré-Enem, gratuito, voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública do município
A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda promoveu aula inaugural do “Passaporte Universitário” na noite dessa terça-feira, dia 15. Estudantes e seus familiares, professores, diretores de colégios e entidades parceiras participaram do evento no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado.
O prefeito Antonio Francisco Neto fez questão de cumprimentar os 60 alunos selecionados, entre os mais de 200 inscritos, para fazer o curso em 2025 e pediu persistência para alcançarem a vaga na universidade que sonharam. O prefeito começou parabenizando a equipe da Sejuv pelo trabalho nos primeiros 100 dias de gestão.
“Vocês seguem sendo um orgulho para seus pais – falou em referência ao deputado estadual Munir Neto, pai do secretário Munir Filho; ao assessor da prefeitura, Rogério Loureiro, pai do subsecretário Serginho Loureiro; e ao assessor do deputado Munir, Israel Carlos, pai do chefe de gabinete da Sejuv, Leonardo Ghirlinzone –, mas, agora, são orgulho para toda a Volta Redonda”, disse o prefeito, enaltecendo também a dedicação de toda equipe da Sejuv.
“Tenho certeza que, em pouco tempo, Volta Redonda, que já é referência para a Melhor Idade e para as Pessoas com Deficiência, na Assistência Social, na Saúde, na Educação, também será na pasta da Juventude. E pela vontade de fazer acontecer dessa turma, vamos ampliar as vagas desse projeto para 100 em 2026”, falou Neto, acrescentando que vai apoiar todos os projetos da Sejuv.
O assessor do deputado Munir Neto, o professor Ricardo Lisboa, desejou sucesso aos estudantes e parabenizou a equipe da Sejuv pela iniciativa. “Estudar vale a pena, a educação é o caminho, transforma vidas”.
O secretário da Juventude, Munir Filho, reforçou o compromisso de fazer de Volta Redonda referência para o Brasil em projetos para a juventude e ressaltou o comprometimento de toda a equipe da Sejuv.
“O ‘Passaporte Universitário’ foi pensado com muito carinho. A iniciativa foi uma das primeiras a serem pensadas. Logo que assumimos a Sejuv, buscamos parceiros para que a ideia se tornasse realidade. A educação transforma e nos dá o poder de escolher os nossos sonhos”, afirmou Munir, lembrando os outros projetos da secretaria – como o “Passaporte Cultural”, que leva jovens a pontos turísticos do Rio de Janeiro, de graça; o “Jovem Sangue Bom”, de incentivo à doação de sangue; a parceria com a Fundação CSN no “Capacitar para Crescer”; os eventos de Roda de Rima; as ações no Degase e muito mais, que foram mostrados em vídeo que relatou os 100 dias de gestão.
O subsecretário Serginho Loureiro pediu dedicação aos estudantes que conquistaram a vaga no “Passaporte Universitário” e agradeceu muito aos professores, além da coordenadora pedagógica do projeto, Ana Lúcia Conceição.
“Vocês são privilegiados por terem sido selecionados para o pré-Enem gratuito, tenho certeza que o curso trará resultados positivos”, disse Serginho, ressaltando a parceria com a subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, que tinha um projeto parecido quando era coordenadora municipal da Juventude.
Entre os estudantes selecionados para o “Passaporte Universitário” estavam os colegas do Colégio Rio Grande do Norte, Manuela Borges e Pedro Henrique de Lima. Os dois agradeceram a oportunidade e estão empolgados para começarem as aulas propriamente ditas. “Vou me dedicar muito, porque meu sonho é cursar Direito na USP (Universidade Federal de São Paulo)”, disse Manuela. “Espero que essas aulas me ajudem a conquistar uma vaga no curso de Engenharia”, falou Pedro.
Também estavam na mesa de autoridades os secretários de Educação, Osvaldir Denadai; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; de Defesa e Proteção Animal, Paulinho AP; de Assistência Social, Rosane Marques; de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto; além do assessor da prefeitura, Rogério Loureiro; e os representantes das entidades parceiras: KNM Idiomas, Renato Valva; e da UFF (Universidade Federal Fluminense), Alceu Paes da Silva.
O curso
Ao final da cerimônia, a coordenadora do “Passaporte Universitário”, Ana Lúcia, apresentou o projeto para os estudantes, que ganharam um kit com material escolar e uniforme. O curso extensivo terá seis meses de duração, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h45, no Colégio Professora Delce Horta, no Aterrado.
A equipe de professores é formada por profissionais da Fevre; do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); da UFF; e da KNM Idiomas. O projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que disponibilizará a Patrulha Escolar no início e no fim das aulas, e a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), de Assistência Social (Smas) e de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU); da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); e da Fundação Beatriz Gama (FBG).
Foto de Adriana Cópio – Secom/PMVR.